Pesquisa da Uern sobre o Mossoró Cidade Junina avalia percepção do público sobre o evento

A pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Econômicas (Facem) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, sobre o impacto socioeconômico do Mossoró Cidade Junina apontou que o evento recebeu pessoas de 85 cidades, 12 estados e 03 países. A percepção dos mossoroenses e turistas sobre organização e segurança foi melhor, se comparado aos números de estudo semelhante realizado em 2017.

O relatório final com mais dados e informações sobre o evento será apresentado no dia 29 de julho, às 15h, em solenidade na CDL Mossoró.

Numa pesquisa realizada nos mesmos moldes em 2017, foram entrevistadas pessoas oriundas de cerca de 50 municípios.

Sobre a edição 2022, os mossoroenses e turistas apontaram como imprescindíveis para o sucesso desta última edição a organização e a segurança.

Estruturas, qualidade de som, pontualidade, padronização, divulgação e acolhimento foram alguns dos apontamentos sobre a organização.

O controle do fluxo de pessoas, forças de segurança, delimitação dos perímetros, abordagens, conduta dos agentes e ações coordenadas foram alguns dos itens mais citados no quesito segurança.

No ano de 2017, a organização sob a percepção geral do turista obteve 70% de aprovação/satisfação (somando-se 20% da avaliação ótima e 50% da avaliação boa). Quanto à segurança, sob a percepção geral do turista obteve 72% de aprovação/satisfação (somando-se 20% da avaliação ótima e 52% da avaliação boa). O nível de satisfação refletiu na perspectiva de que 96% dos turistas voltariam no ano posterior (em 2018).

Já em 2022, estes percentuais (segurança e organização) são notadamente/sensivelmente melhores em relação ao estudo de cinco anos atrás.

Agora, a organização sob a percepção geral do turista obteve 93,8% de aprovação/satisfação (somando-se 53,3% da avaliação ótima e 40,5% da avaliação boa). A segurança sob a percepção geral do turista obteve 93,5% de aprovação/satisfação (somando-se 51,2% da avaliação ótima e 42,3% da avaliação boa). O nível de satisfação reflete na perspectiva de que 99% dos turistas voltarão para o próximo evento (em 2023).

Os 22 alunos pesquisadores atuaram no Polo das Quadrilhas, Polo Cultural, Polo do Circo do Forró, Polo do Cidadela/Chuva de Bala, Polo da Paróquia São João, Polo Pingo, Polo Boca da Noite e Polo da Estação das Artes.

Foram entrevistas 650 pessoas entre os dias 04 e 25 de junho em diversos setores festivos.