...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisa da Uern conquista primeiro lugar em Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas

Falar sobre suicídio há muito tempo vem deixando de ser um tabu. A maioria dos especialistas da área de saúde concorda que falar abertamente sobre os sinais de adoecimento mental e fatores que podem levar a esse ato extremo é uma possibilidade de ajudar pacientes e familiares que convivem com esse problema, além de contribuir para a prevenção de novos casos.

O assunto foi tema de pesquisa desenvolvida por professores e alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e rendeu o título de melhor trabalho no V Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas, realizado em Vitória (ES). O estudo desenvolvido pelos alunos Bruna Ferreira e Natacha Meira, orientado pelos professores Isac Axel e Rodolfo Cavalcanti, conquistou o primeiro lugar no Congresso.

A pesquisa fez um levantamento sobre o número de óbitos por suicídio por enforcamento (CID-X70) entre 2014 e 2019, através do DataSUS, no Brasil e RN. “Destacamos os três municípios do Estado com maior número de casos (Mossoró, Caicó e Natal), avaliamos seus perfis epidemiológicos, a média anual a cada 100 mil habitantes nas cidades, no RN e no Brasil e comparamos esses valores”, explica Natacha Meira.

Com isso, os pesquisadores identificaram que as três referidas cidades potiguares registraram taxas de suicídio por 100 mil habitantes superiores à média nacional, sendo a taxa de Natal de 3,3, Mossoró de 5,6 e Caicó de 15,7 vezes maiores.

“Os números nos revelaram uma necessidade de buscar o fortalecimento de políticas públicas de prevenção ao suicídio no Estado”, afirma a estudante. Os dados mostram uma realidade preocupante e dão uma noção do problema nas três cidades potiguares. A proposta é que os dados possam servir como base para a adoção de ações voltadas para a redução desses índices.

As estudantes Bruna Ferreira e Natacha Meira e os professores Rodolfo Cavalcanti e Isac Axel, que também é médico legista no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), fazem parte da Liga Acadêmica de Medicina Legal e Perícias Médicas na Uern. A liga foi fundada recentemente na Instituição, e visa desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão na área de medicina legal e perícias.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support