...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisa busca analisar as relações entre o estresse laboral e o consumo de drogas entre docentes universitários

professor Alcivan Nunes Vieira e as alunas Gilmara Valesca e Débora Cristina, da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN), estão realizando a pesquisa “Estresse, Depressão e o uso de drogas por docentes universitários”.

O objetivo da pesquisa é analisar as relações entre o estresse laboral e o consumo de drogas entre docentes universitários.

Os objetivos específicos são: caracterizar o nível de estresse em docentes universitários a partir do seu perfil socioeconômico e das atividades acadêmicas desenvolvidas; investigar a prevalência do consumo e o tipo de drogas utilizadas por docentes universitários; descrever as associações entre o nível de estresse laboral e o uso de drogas.

O prof. Alcivan Nunes, coordenador da pesquisa, explica que a participação é por adesão. “Contamos com a colaboração dos chefes de departamento e diretores de unidade para fazer a divulgação entre os docentes”, afirma Alcivan Nunes Vieira.

A pesquisa segue as recomendações das resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.

Como critérios de inclusão dos participantes foram definidos: ser professor efetivo da UERN, com regime de trabalho com 40 horas ou de dedicação exclusiva, e ser lotado no Campus Central da UERN. Quanto ao critério de exclusão, foi elencado: estar afastado do trabalho por motivo de doença, férias, transferência ou capacitação docente.

Os docentes podem acessar o formulário da pesquisa clicando Aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support