...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisa analisa impactos do ensino remoto sobre a saúde e a rotina dos professores da rede básica

Os impactos do ensino remoto sobre a saúde e a rotina dos professores da rede básica de ensino foi tema de uma pesquisa elaborada pelo professor Márcio Pessoa, do Departamento de Sociologia do Campus Central e docente da rede básica do Estado do Ceará.

O estudo foi realizado, em abril e maio deste ano, junto a 281 professores de instituições de ensino públicas cearenses, e feito em conjunto com o professor e sociólogo Manoel Moreira de Sousa Neto, também docente da rede básica do Ceará.

A pesquisa abordou a preocupação dos docentes em relação à pandemia e as adaptações que tiveram de fazer para viabilizar o ensino remoto.

Conforme o estudo, a maioria dos professores tem extrapolado sua carga horária de trabalho extraclasse e precisou fazer mudanças em sua residência para garantiras as aulas remotas, a exemplo da aquisição de pacote de internet ou equipamentos eletrônicos ou mesmo reformas na casa.

Os dados coletados indicam ainda que a saúde mental é a principal queixa dos docentes em relação às mudanças. Problemas de visão, aponta o estudo, passaram a ser relatados em grande quantidade, possivelmente por conta do uso exacerbado de telas.

A pesquisa também revela que os docentes da rede estadual veem a pandemia com altíssima gravidade, visto que 99% deles conhecem alguém que faleceu devido à Covid-19.

A obtenção dos dados empíricos ocorreu por meio de survey aplicado a docentes, com 281 respostas válidas, caracterizando uma amostra válida com 90% de nível de confiança e 5% de erro amostral.

Os detalhes sobre os resultados da pesquisa foram apresentados pelos professores neste mês em live realizada no YouTube. O vídeo da apresentação pode ser acessado neste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support