Pedro Fernandes cumpre agenda em Brasília e solicita ao FNDE liberação de recursos para a UERN

Cumprindo agenda em Brasília, o Reitor eleito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, reuniu-se com representantes da bancada federal do RN, com diretores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e analistas do Ministério da Educação e Cultura – MEC com o objetivo de articular melhorias para a Universidade. Pedro Fernandes foi recebido também pelo Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e, na ocasião, agendou reunião com o Ministro Raupp do MCTI.

A audiência com a deputada federal Fátima Bezerra e com o deputado Fábio Faria, nesta quarta-feira, 10/07, teve como pauta a construção do Campus em Apodi. O deputado Fábio Faria, autor da emenda de bancada que visa construção do Campus da UERN em Apodi, ressaltou a importância deste pleito para o município e para a região.

Pedro Fernandes ressalta que é primordial realizar uma discussão interna e externa a UERN. “Levaremos esse debate, num primeiro momento, ao Conselho Universitário – CONSUNI. Também pretendemos discutir com a comunidade de Apodi, através de uma audiência pública proposta pela deputada Fátima Bezerra. Sabemos do nosso empenho em levar ensino superior para todas regiões do RN, bem como de nossas responsabilidades de assegurar que esse ensino seja de qualidade. Com o empenho do deputado Fábio Faria, temos essa oportunidade de expansão, mas ao mesmo tempo temos várias obras que precisam ser iniciadas, concluídas ou reformadas”, afirma o Reitor eleito.

O professor Pedro Fernandes destaca ainda que é preciso avançar no Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos Técnicos Administrativos. “Também precisamos, de forma especial, dotar nossas atuais estruturas de espaços e serviços como Restaurante e Residência Universitárias, Bibliotecas, redes wi-fi, segurança, incluindo contra incêndio, ambulatórios, Prática Jurídica, auditório para o Campus Central, acessibilidade…. Assim, conclamo a comunidade acadêmica, os sindicatos ADUERN e SINTAUERN, o DCE, e toda a sociedade norte-riograndense para discutirmos e zelarmos pela UERN”.

A deputada Fátima Bezerra acompanhou o Reitor eleito Pedro Fernandes na audiência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no MEC, na qual foi solicitada a liberação de recursos para a universidade.

COMPROMISSOS – Pedro Fernandes ainda participou de uma reunião da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Desse compromisso foi agendada uma reunião para o dia 07 de agosto, com a ABRUEM e o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, com a pauta do apoio nacional para as IES Estaduais e Municipais.

Ainda em Brasília, nesta quinta-feira (11), Pedro Fernandes irá à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) para tratar de um convênio. Também está agendada uma reunião no Ministério das Comunicações, viabilizada pelo presidente da Câmara, Henrique Alves, para tratar sobre a FM Universitária.