PEDAGOGIA DA TERRA FORMA TURMAS

Na sexta-feira, dia 18, colaram grau no Ginásio Vingt Rosado no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) 155 alunos das comunidades rurais de Mossoró inseridos no “Projeto Pedagogia da Terra”.
Todos estão capacitados para dar aulas para estudantes dos assentamentos rurais.
O projeto foi uma parceria entre a UERN e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
O formando Luís Benício Filho foi o escolhido para fazer o discurso em nome dos colegas. Ele destacou o esforço das mulheres que precisaram se afastar dos afazeres domésticos para assistir às aulas. “Quantas mães de família tiveram que deixar seus filhos com parentes e vizinhos ou até mesmo levá-los à sala de aula para poder estudar”, frisou.
Ele disse que a colação de grau é uma vitória de todos os alunos do “Pedagogia da Terra”. “Aqui depositamos nossos sonhos. Por isso a conclusão é uma conquista, principalmente para o homem do campo que enfrenta tantas adversidades e agora vê seus descendentes colaborando com a educação nas comunidades rurais”, declarou.
Escolhido paraninfo, o coordenador do “Pedagogia da Terra”, Francisco José de Carvalho, elogiou a iniciativa como forma de inclusão social. “Entendemos que esta ação da universidade é inovadora pela excelência e pela questão social por permitir ao homem do campo participar do processo educacional”, acrescentou.
O superintendente do INCRA, Mario Almeida, falou da importância da parceria entre UERN e o instituto. “Antes o INCRA se limitava a desapropriar terras. Agora ajudamos na infra-estrutura e melhorias nas condições de vida nos assentamentos. Foi aí que esse projeto se tornou uma realidade”, disse.
O reitor Milton Marques aconselhou os formandos a se dedicarem à educação, que ele classifica como uma “missão nobre”. “Ninguém dá mais de si mesmo que um professor. Ser professor é ser altruísta. Compete a cada um cumprir o seu papel. Ser um bom mestre exige pesquisa”, afirmou.
Ele disse que ao longo do projeto houve alguns contratempos por conta de mudanças na legislação. “Seria bom que não houvesse embaraços, mas superamos”, relatou. No final do discurso, ele comemorou os resultados do projeto. “A UERN está gratificada ao entregar 155 novos educadores a sociedade. Gente que deu exemplo para as suas comunidades”, concluiu.