Pedagoga recebe medalha do mérito acadêmico em solenidade que graduou 44 estudantes do Campus de Pau dos Ferros

Moradora da zona rural de Paraná/RN, localizada no Alto Oeste potiguar, a cerca de 50 quilômetros de Pau dos Ferros, a estudante Maria Beatriz Fernandes percorreu durante quatro anos esse trajeto, no período da noite, para assistir aulas do curso de Pedagogia, no Campus da UERN de Pau dos Ferros. Ela estava entre os 44 estudantes que colaram grau nesta sexta-feira (22), em solenidade realizada por meio de videoconferência.

Filha de um pedagogo, também formado pela UERN, e de uma agricultora, Maria Beatriz foi laureada e recebeu a Comenda do Mérito Acadêmico. Ela sempre estudou na escola pública. Após o anúncio, a reitora em Exercício, Fátima Raquel parabenizou a graduada e destacou que todos mereciam essa comenda: “Cada um deve ter vivido sua batalha e gloriosamente está aqui hoje”, declarou Fátima Raquel.

“É uma alegria imensa ser laureada e representar o curso de Pedagogia. Durante quatro anos eu realmente me senti parte da Universidade e esse prêmio é apenas o resultado de tudo que a gente vivenciou”, afirmou Beatriz.

Maria Beatriz foi laureada

Colaram grau na solenidade realizada por videoconferência graduandos dos cursos de: Ciências Econômicas, Pedagogia, Letras– Habilitação em Língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa e suas respectivas literaturas e Geografia, do Campus Avançado de Pau dos Ferros – semestre 2019.2.

A solenidade foi presidida pela reitora em exercício, professora Fátima Raquel Rosado Morais. Os 44 graduandos foram apresentados pelo professor Vamberto Torres de Almeida, diretor pró-tempore do Campus de Pau dos Ferros.

Solenidade virtual foi realizada na manhã desta sexta-feira (22)

O juramento protocolar foi prestado pela graduanda Suelda Maracio da Silva Lopes, do curso de Pedagogia e o discurso em homenagem às turmas concluintes coube à Francisca Rafaella Rodrigues Silva, do curso de Ciências Econômicas.

“O ano de 2020 era o mais esperado por nós, mas fomos surpreendidos com a pandemia e não foi possível nos reunir. Agradecemos a Deus e a nossos pais por essa realização. Foram anos de dedicação, cada um aqui tem um sentimento único… Foram anos de companheirismo e amizades, agora chegou o momento de cada um seguir sua viagem. Nossas vidas são feitas de escolhas, riscos e incertezas. Esse é só o começo de uma nova jornada”, afirmou Rafaella, ressaltando o agradecimento aos professores e servidores da UERN.

Um rito diferente, mas repleto de significados

Reitora em exercício, Fátima Raquel presidiu a solenidade

Em seu discurso, a reitora Fátima Raquel destacou que essa solenidade é um rito importante e que em uma situação diferente os graduados jogariam o capelo para o alto e se abraçariam. “Esse não é o contexto ideal. Estamos distantes, mas muito unidos. É nosso papel fazer com que a sociedade receba mais pedagogos, geógrafos, economistas e licenciados em Letras”, afirmou.

A reitora Fátima Raquel também destacou o momento de renovação. “A fé de vocês nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Suspendemos o calendário, mas a Universidade está em constante movimento. São diferentes cursos, campi e unidades acadêmicas buscando contribuir com a sociedade. Não estamos apenas produzindo conhecimento, estamos, principalmente, fazendo com que esse conhecimento seja socializado com orientações efetivas e que realmente contribuam”, analisou Fátima Raquel.

A reitora incentivou os graduados a continuarem os estudos e a trabalharem com afinco: “Tenho certeza que cada um sai diferente, mais capacitado e consciente de seu papel. Não tenho medo de dizer que os graduados da UERN têm muito a contribuir. A sociedade pós-pandemia não será a mesma. Que cada um saía daqui com esse compromisso de atuar no contexto pós-pandemia e defender o diploma que vocês carregam. Que vocês continuem com essa inquietação e busca pelo saber. O sucesso vem à custa de muito trabalho. Busquem novos espaços e carreguem com orgulho o fato de serem UERN, voltem para a pós-graduação”, finalizou Fátima Raquel.

A solenidade foi prestigiada por mais de 70 pessoas, entre graduados, professores e familiares.