PARCERIA ENTRE UERN E UFERSA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA TEM BOA AVALIAÇÃO NA CAPES

Com apenas uma turma de cinco mestres formada, o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), criado em 2008, tem o que comemorar. Além de obter nota 3 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), artigos resultantes de pesquisas de quatro alunos foram ou estão para serem publicados em importantes revistas científicas e de alto impacto na área.

O artigo “Using phonon resonances as a route to all-angle negative refraction in the far infrared: The case of crystal quartz. Physical Review Letters” (Usando ressonância fônon como rota para ângulos de refração negativa no infra-vermelho distante: o caso de cristal de quartzo), de Rízia Rodrigues da Silva, Alejandro Pedro Ayala e outros foi aceito pela Physical Review Letters e será publicado na próxima edição.  Essa revista é a mais importante da área.

Sob orientação de Thomas Dumelow, que também assina o artigo, Rizia Silva integrou a primeira turma de mestres do Programa realizado em parceria entre a UERN e a Universidade Fedral Rural do Semi-Árido (UFERSA). As primeiras dissertações foram defenddas em março desse ano.

Outra revista científica de física que publicou um artigo produzido por duas alunas do mesmo Programa foi o Journal Applied Physics. “Size selected synthesis of CoFe2O4 nanoparticles prepared in a chitosan matrix” (Síntese de nanopartículas CoFe2O4 preparada em matriz de quitosana) é o artigo de Ana Lúcia Gurgel, Dayane Souza Chaves, Elisa Maria Baggio-Saitovitch e outros. As duas primeiras também recem tituladas mestres. Ana Lúcia, que foi orientanda de Milton Morais Xavier Júnior, já iniciou o doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Física, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Foi publicado na edição de junho de 2009 da Physical Review B, outra importante publicação na área de física, o artigo “Thermal hysteresis of ferromagnetic/antiferromagnetic compensated bilayers” (Histerese térmica de ferromagnéticos em bicamadas de antiferromagnéticos), de Francisco Iranildo Ferreira do Nascimento, Arthur da Silva Carriço e outros.  Francisco teve a orientação de Ana Lúcia Dantas, co-autora do artigo, em sua pesquisa de mestrado.

O coordenador do Programa, João Maria Soares, enumera os pontos que contribuíram para a obtenção da nota 3 junto à Capes, o que é considerado por ele como uma boa avaliação, numa escala que vai até 4. A primeira turma de mestres foi formada em 24 meses, com a defesa das dissertações de todos os cinco classificados na seleção; a importância e a relevância das pesquisas realizadas; e a aceitação de artigos oriundos do Programa nas mais importantes publicações científicas internacionais. Embora a avaliação dos Programas de Pós-graduação atribua notas numa escala de 1 a 7, segundo o professor, os programas que ainda não oferecem doutorado, como o que ele coordena, alcançam, no máximo, a nota 4.

Atualmente, 16 alunos tem seus mestrados em andamento e um novo edital para seleção será aberto em dezembro.

João Maria, que acumula a função de coordenador do Programa e de orientador de mestrandos, informa ainda que está em fase de planejamento o I Encontro Potiguar de Magnetismo. O evento vai reunir pesquisadores das universidades sediadas no RN e convidados de outros estados.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fundação de Apoio à Pesquisa do RN – FAPERN