...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Parceria entre UERN e Hospital Regional viabiliza cirurgias eletivas bucomaxilofaciais no Seridó

A partir desta sexta-feira, 5, a Região do Seridó contará com cirurgias eletivas bucomaxilofaciais. A realização do procedimento no Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes, em Caicó, é possível por meio de uma parceria efetiva entre a Secretaria do Estado da Saúde Pública (SESAP), através da Unidade Hospitalar, e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A cirurgia bucomaxilofacial trata das doenças da cavidade oral e seus anexos, como traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares. A princípio, serão ofertadas 16 cirurgias por mês, e a tendência é ampliar o serviço posteriormente. Para a diretora-geral do Hospital Regional do Seridó, Maura Vanessa, essas cirurgias representam um avanço nos serviços ofertados na Unidade.

O Prof. Dr. Hécio Morais, do Campus Avançado de Caicó, coordenador dos serviços, explica que a UERN disponibiliza professores de cirurgias e traumatologia Buco Maxilo Facial, além de materiais necessários para as cirurgias, como: motor cirúrgico, caixa de instrumental específico da Buco Maxilo. “Estamos também realizando o ambulatório odontológico nas dependências da clínica de cirurgia, que fica ao lado do Hospital Regional”, revela.

Ele informa que os atendimentos ambulatoriais, como consultas, pré-operatório e pós-operatório, são desenvolvidos por alunos. Já as cirurgias sob anestesia geral estão sendo realizadas no Hospital Regional do Seridó por professores especialistas, com a presença dos alunos de graduação e pós-graduação.

Hécio Morais ressaltou a sensibilidade da direção do Hospital para viabilizar a parceria que trará benefícios para a população, o hospital e à Universidade. “A Profª. Dra. Maura Vanessa foi uma das grandes responsáveis por termos acesso ao hospital. Compreendeu a importância da especialidade e imediatamente propôs o convênio. Não polpou esforços para conseguir equipar o bloco cirúrgico com aquilo que necessitávamos. Meu reconhecimento a ela e ao corpo de servidores do Hospital Regional de Caicó”, declara.

Conforme a diretora do Campus de Caicó, Shirlerne Santos, a parceria entre a UERN e o Hospital Regional tem grande relevância social e contribui para a formação acadêmica e profissional. “A parceria contribui ainda para o atendimento à população seridoense com serviços de qualidade de profissionais comprometidos com a prática social”, diz.

Maura Vanessa também enfatiza a importância da parceria. “A UERN tem uma responsabilidade social muito importante. E essa nova oferta no serviço hospitalar no Seridó tanto vai ampliar a oferta, com um novo serviço, como vai proporcionar uma riqueza na formação de cirurgiões-dentistas no nosso Campus da UERN, já que eles não tinham até então a oportunidade de ter essa vivência na sua formação”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support