Paratleta da UERN conquista três medalhas em competição internacional e segue preparação para Jogos Universitários

Cícero Tavares, aluno do curso de Direito do Campus da UERN em Natal, aos 34 anos, trouxe para conquistou, no último fim de semana, três medalhas de uma competição internacional disputada em São Paulo, e segue se destacando como forte representante potiguar no paratletismo.

A competição foi o Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação. Na competição disputada entre os dias 21 e 23 de abril, o atleta do Clube Paralímpico do Rio Grande do Norte foi ouro no lançamento de disco e prata no lançamento de dardo e também no arremesso de peso.

Cícero já é um campeão, representou a UERN nos Jogos Paralímpicos Universitários, disputado em novembro do ano passado, e conquistou três medalhas. “Nos jogos universitários, eu fui campeão nos 1500 metros e bati até o recorde da competição”, contou.

Para este ano, a UERN já garantiu as passagens de Cícero até São Paulo, onde vai disputar mais uma edição dos Jogos Universitários, defendendo o brasão da instituição.

Uma história de superação e amor pelo esporte

O amor pelo esporte fez Cícero sair da pequena cidade de Itaú, no Oeste Potiguar, em 2001, e vir para Natal. Ele já era um atleta. Foi o primeiro menor de 18 anos a completar a Meia Maratona de Natal, em 1999. A carreira promissora foi ameaçada, em 2009, quando o estudante sofreu um acidente de moto, que o fez passar por 12 cirurgias, que resultaram em um encurtamento de 5,6 cm na perna, artrodese no joelho e tornozelo. “Meu joelho dobra 35% da amplitude e o tornozelo 20% da amplitude. Tudo no lado esquerdo”, detalha.

O acidente interrompeu a atividade esportiva por cinco anos. Até que em 2014 ele decidiu participar dos jogos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), onde trabalha como bibliotecário.

Entre estudos e trabalho, Cícero não descuida dos treinos. “Levanto às 5h e vou treinar. Depois tem treino na academia. De 11h às 17h, trabalho no IFRN. Depois vou pra faculdade, na UERN”, relata.

E assim ele se prepara para as competições. Agora, além dos próximos Jogos Universitários, que disputará pela UERN, Cícero treina também para o Circuito Caixa.