Papel transformador da educação é destacado em aula magna de comemoração aos 50 anos do curso de Pedagogia

A importância da educação como instrumento transformador na vida de indivíduos e na sociedade como um todo foi um dos principais pontos abordados na aula magna em comemoração aos 50 anos do curso de Pedagogia, na noite desta quinta-feira (30), no Hotel VillaOeste, em Mossoró.

Proferida pelo professor César Nunes, do Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a aula magna contou também com a participação de representantes da Faculdade de Educação (FE) da UERN e de instituições parceiras.

Na abertura do evento, o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Zezineto Mendes, frisou o potencial da educação para melhorar a condição de vida das pessoas, sendo a universidade uma das principais ferramentas para esse processo.

“É preciso destacar tudo o que a UERN representa e tudo que representa também a Faculdade de Educação, tão bem conceituada, não só pela nota do Conselho Estadual de Educação, mas também por seus professores magistrais, que fazem da sua docência uma luta constante em nome da emancipação do nosso povo”, acrescentou o padre Charles Lamartine, diretor da Faculdade Diocesana de Mossoró, que também compareceu ao evento.

A diretora da Faculdade de Educação, professora Meyre Ester Barbosa de Oliveira, enalteceu também o esforço e a dedicação dos alunos da Faculdade, muitos dos quais conciliam estudo e trabalho e moram em outras cidades, mas dedicam-se com afinco à Universidade. A professora ressaltou ainda o sentimento de carinho daqueles que fazem parte da Faculdade em relação à Instituição.

Reconhecimento da grandeza

Durante sua palestra, o professor César Nunes contou parte de sua trajetória no mundo acadêmico e salientou a importância de se reconhecer a grandeza da Faculdade de Educação, mesmo em comparação com as maiores faculdades do País. “É nas noites mais escuras que as pequenas estrelas brilham mais. É preciso ver o brilho da Faculdade de Educação da UERN”, comentou o palestrante.