Papel do professor ganha destaque em colação de grau extraordinária de alunos de Pedagogia e Ciências Biológicas

Nesta quinta-feira, 9, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou colação de grau extraordinária de uma aluna do curso de Pedagogia e três alunos do curso de Ciências Biológicas. A solenidade ocorreu na Sala dos Conselhos e foi presidida pelo reitor Pedro Fernandes.

O graduando Leandro de Paula Bezerra, de Ciências Biológicas, solicitou a colação de grau extraordinária porque obteve aprovação no Mestrado de Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em discurso durante a cerimônia, ele salientou a importância do trabalho de seus professores na sua formação. “Eles sempre estão aqui nos motivando e dando o melhor para a nossa formação”, disse.

Vitoriosa, a graduanda Maria Romara Bandeira, de 48 anos e agora pedagoga, também agradeceu aos docentes. Romara obteve sua primeira formação universitária, mesmo acumulando o curso com uma jornada de trabalho no setor de higienização da Maternidade Almeida Castro. Para ela, “Nunca é tarde para conseguir. A UERN, para mim, é muito importante: é como se eu tivesse nascido novamente, porque foi na Universidade que eu pude aprender mais, com os professores apoiando, sempre do meu lado e acreditando na minha capacidade”.

Romara requereu a colação de grau extraordinária porque foi aprovada na Especialização de Educação e Contemporaneidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró.

Também obtiveram o grau as alunas Silvia Zilmara Maia e Tawanny Kayonara Borges de Aguiar, ambas do curso de Ciências Biológicas, sendo a última aprovada no Mestrado de Bioquímica e Biologia Molecular da UERN.

Na ocasião, o reitor Pedro Fernandes destacou a importância da Universidade para a rede básica estadual. Em Mossoró, por exemplo, 94% dos professores são formados pela UERN e nos outros municípios do interior, esse número chega à totalidade dos docentes em salas de aula, segundo estimativa oficial.

Pedro afirmou ainda que essa tarefa tende agora a ser complementada com o crescimento da oferta de cursos de pós-graduação na instituição estadual, que levará a uma maior oferta de qualificação para esses profissionais. “Lá atrás, a Universidade transformou a educação básica na formação de professores, e agora vai contribuir cada vez mais com essa formação continuada”, mencionou.