...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Palestrante da Campus Party Brasil será aluno da UERN

De 13 a 16 de junho, os alunos novatos e veteranos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deverão realizar as matrículas curriculares para o semestre letivo 2019.1, que tem início no dia 24 de junho.

Entre os alunos novatos é comum a expectativa e ansiedade para começar um curso superior, já que para muitos, o ingresso no mundo acadêmico é o “início do resto de suas vidas”.

Allan Kardec é um dos alunos ingressantes na UERN no período 2019.1, e assim como muitos, vive a expectativa de iniciar um curso superior na instituição. Ele vai ingressar no curso de Ciência da Computação e apesar da expectativa ser grande, a relação com o mundo acadêmico e com a própria instituição não é novidade.

Allan é formado em Informática pelo IFRN, sendo destaque em nível nacional em sua área. Ele será um dos palestrantes do maior evento nacional de Ciência e Tecnologia, a Campus Party Brasilia que acontece no final de junho.

Allan tem 23 anos e mora no município de Caraúbas, localizado a aproximadamente 80 Km de Mossoró. Sua relação da UERN começou quando ainda era aluno do IFRN. Dois de seus professores são egressos do curso de Ciência da Computação da UERN e aos poucos, foram despertando a curiosidade do estudante pelo curso e pelo corpo docente.

Encerrado o curso de Informática no IFRN, Allan foi aprovado para Tecnologia da Informação na Universidade Federal, onde cursou dois semestres, e voltou para sua cidade, para cursar Ciência e Tecnologia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nesta época, Allan conta que estava desmotivado com a área, quando foi convidado a participar de uma mesa redonda no Campus do IF em Apodi sobre as perspectivas e o futuro profissional e acadêmico da área de TI. “Foi então que eu conheci a professora Cicília Raquel, da UERN. Sua linha de pesquisa era parecida com a minha. Ela falou palavras muito motivadoras e decidi que ela seria minha orientadora. Aquilo me deu motivação para ir atrás de uma vaga na UERN e foquei no ENEM”, relembra Kardec.

Neste período, ele conta que conheceu outro professor da UERN, Alysson Oliveira, que também contribuiu para sua motivação. “Estou com muitas expectativas e encantado com a UERN por ter a linha de pesquisa que eu estudo e pelos professores. O pessoal da UERN é sempre muito acolhedor. O próprio reitor Pedro Fernandes, nem me conhecia, e foi conversar comigo no lançamento da Campus Party, junto com o diretor do Campus de Natal”, afirma o estudante.

Campus Party – A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital.

A relação de Allan Kardec com a Campus Party começou em 2016, quando ainda morava em Natal e participou de um evento promovido pela PotiLivre, a comunidade potiguar de software livre e teve a oportunidade de falar um pouco sobre o projeto que estava desenvolvendo, sobre automação residencial.

“Quando voltei para minha cidade, co-orientei dois amigos do Ensino Médio no ciclo de feira de ciências com este mesmo projeto. Ganhamos a etapa local mas não conseguimos ganhar nenhuma premiação regional, que aconteceu em Mossoró. No ano seguinte, fizemos pesquisas, melhoramos o protótipo, melhoramos o artigo e conseguimos ganhar duas premiações em mossoró, de melhor embasamento científico e melhor projeto voltado para o empreendedorismo, e chegamos a apresentar esse projeto em Curitiba/PR”, afirmou.

Para Allan, aquilo foi uma grande motivação. “Naquele momento estávamos aplicando o conceito do que é uma comunidade, que é basicamente você passar conhecimento e aprender também junto”, explica o estudante.

Em abril de 2018, aconteceu a Campus Party Natal, que segundo ele, era a oportunidade de participar de um evento de grande porte, por estar sendo realizado em sua região. Ele participou ativamente do evento, chegando a ser palestrante.

Recentemente, uma nova surpresa. O estudante foi convidado a participar da Campus Party Brasil, e foi um dos três potiguares escolhidos para ser um dos embaixadores de conteúdo, um intermediário entre os campuseiros e a campus party para prover melhor a comunicação.

“É um sonho. Ajudar a comunidade e saber que estou fazendo algo para prover conhecimento. Eu sou uma pessoas do interior do Rio Grande do Norte, que está andando o Brasil e podendo trocar conhecimento com pessoas do país inteiro graças a Campus Party, e em breve, espero que graças a UERN. Que a UERN possa incentivar seus alunos a correr atras do conhecimento, a correr atrás de pesquisa, de participar dos eventos e conhecer as pessoas que realmente estão fazendo”, afirmou.

O estudante também chama a atenção dos jovens para aproveitarem as oportunidades, colocando-se como exemplo de sucesso. “Foi uma série de oportunidades que foram surgindo e eu agarrei e espero que dentro da UERN eu faça o mesmo, que eu possa fazer algo tanto pela comunidade acadêmica como pelas comunidades que surgirem dentro da instituição”, finaliza.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support