...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Palestra sobre Câncer de Próstata marca 2ª fase das atividades do novembro azul na UERN

A Diretoria de Desenvolvimento Social, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promove desde às 9h desta quarta-feira, (05), no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, palestra sobre o Câncer de Próstata, marcando a segunda fase das atividades do Projeto UERN em Movimento, dentro da programação do Novembro Azul da instituição.

Segundo a diretora do Projeto, Lígia Guerra, “a sequência do Projeto UERN em Movimento na manhã desta quarta-feira consta de palestra sobre o Câncer de Próstata, como parte do Novembro Azul, oportunidade em que será realizada uma grande marcha, denominada de Marcha Azul. Trata-se de uma caminhada pelas principais ruas da cidade, no próximo domingo, (09), saindo às15h30, da Praça da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em frente ao prédio Epílogo de Campos, da UERN.” Essa caminhada, de acordo com Lígia Guerra, é um alerta sobre o Câncer de Próstata em Mossoró. Disse ter tomado conhecimento que os índices estão aumentando e é preciso que a população se movimente. E que nesta parceria com a UNIMED, o médico urologista Haroldo Amaral Duarte foi o palestrante, esclarecendo dúvidas dos servidores públicos municipais de Mossoró.

Índices – O médico Urologista, Haroldo Amaral Duarte, palestrante do encontro promovido pela UERN em parceria com a UNIMED, disse que encontros desta natureza são importantes, pois facilitam ao público masculino sobre a importância de fazer e realizar a prevenção do câncer no mês de novembro, que é denominado de Novembro Azul.

Ele lembra que a prevenção sobre o câncer de próstata deve ser feito durante todo o ano, já que somente assim, pode-se chegar ao diagnóstico precoce e, naturalmente, sua cura. Segundo o médico-urologista Haroldo Duarte, as estatísticas hoje mostram que a cada 100 homens, 12 pode ter e desenvolver a doença. “É um índice relativamente frequente, só perde para o câncer de pele, no homem, mas se diagnosticado precocemente tem um índice de curabilidade muito boa em torno de 95 a 96%”, disse.

Desde a última década, de acordo com Haroldo Duarte, o índice do câncer de pele vem diminuindo. E acredita que o homem vem sendo mais induzido pela sua parceira para realizar esses exames e diagnosticar ou não a doença. Antes, adiantou, o homem, por um tabu que existia, tinha uma certa resistência em procurar assistência médica, através de um urologista e realizar seu preventivo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support