...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Palestra de Física da UERN apresentará o laboratório de raios-X da UFC

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizará nesta quarta-feira, 29, às 15h, a palestra “A difração de raios-X: perspectivas de pesquisas no LRX” ministrado pelo Professor Dr. José Marcos Sasaki, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento online mostrará uma breve descrição do laboratório de raios-X da instituição cearense, que tem uma infraestrutura composta de três equipamentos (dois difratômetros e um espectrômetro de fluorescência de raios-X) com  foco na aplicação da técnica de difração de raios-X na caracterização de materiais, com fonte de raios-x convencional e síncrotron, no desenvolvimento da teoria da difração e novas rotas de síntese de nanopartículas.

Outra função do laboratório é a divulgação do método de refinamento de estrutura através de cursos de extensão e formação de recursos humanos (mestrado e doutorado). Desde 2006 é um laboratório multiusuário do CNPq que realizou até o ano de 2011 mais de 7500 medidas de difração de raios-X (média de 1500/ano) e mais de 4000 medidas de fluorescência de raios-X atendendo principalmente grupos de pesquisa e demandas de análises de DRX (em tempo real) e FRX do setor industrial.

Para ter acesso ao evento via plataforma Google Meet clique AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support