Palestra de Física da UERN apresentará o laboratório de raios-X da UFC

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizará nesta quarta-feira, 29, às 15h, a palestra “A difração de raios-X: perspectivas de pesquisas no LRX” ministrado pelo Professor Dr. José Marcos Sasaki, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento online mostrará uma breve descrição do laboratório de raios-X da instituição cearense, que tem uma infraestrutura composta de três equipamentos (dois difratômetros e um espectrômetro de fluorescência de raios-X) com  foco na aplicação da técnica de difração de raios-X na caracterização de materiais, com fonte de raios-x convencional e síncrotron, no desenvolvimento da teoria da difração e novas rotas de síntese de nanopartículas.

Outra função do laboratório é a divulgação do método de refinamento de estrutura através de cursos de extensão e formação de recursos humanos (mestrado e doutorado). Desde 2006 é um laboratório multiusuário do CNPq que realizou até o ano de 2011 mais de 7500 medidas de difração de raios-X (média de 1500/ano) e mais de 4000 medidas de fluorescência de raios-X atendendo principalmente grupos de pesquisa e demandas de análises de DRX (em tempo real) e FRX do setor industrial.

Para ter acesso ao evento via plataforma Google Meet clique AQUI.