Palestra abordará as pesquisas voltadas à produção de Energia por via Eletroquímica

O Departamento de Química, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT/UERN), promove no dia 21 de março a palestra “Pesquisas Voltadas à Produção de Energia por Via Eletroquímica: Estado da Arte e Perspectivas”, que será ministrada pelo professor Dr. Giuseppe Abíola Câmara da Silva, professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  Licenciado em Química pela UERN, Mestre em Química pela UFRN e Doutor em Ciências pela USP.

A palestra será apresentada às 9h do dia 21/03 no auditório da FASSO/UERN. O público-alvo é formado por estudantes, técnicos, professores e todos os interessados. Não é necessário fazer inscrição antecipada.

O professor Giuseppe explica que na primeira década do século XXI a humanidade atingiu algumas marcas históricas que são o reflexo direto do atual estilo de vida e que, ao mesmo tempo, denunciam uma situação insustentável em médio prazo. “Atualmente dispomos de 1 bilhão de veículos circulando pelas ruas e estradas do planeta. Esta frota é a principal responsável pela emissão de gases do efeito estufa sem precedentes na história recente da Terra. Além disso, anualmente a nossa sociedade global consome o equivalente a 120.000 TWh provindos de fontes energéticas não renováveis, na manutenção de necessidades como transportes, conforto térmico e telecomunicações. Este cenário clama por mudanças radicais nas formas de obtenção e utilização da energia”, afirma.

O professor Giuseppe ressalta que em resposta a estas necessidades, alguns dispositivos eletroquímicos, conhecidos como células a combustível, despontam como uma tecnologia que tem o potencial para suprir boa parte da demanda energética mundial, de forma mais limpa, mais eficiente e sustentável.

Na palestra serão abordados alguns aspectos referentes a esta tecnologia, no que diz respeito às suas vantagens e quais os gargalos tecnológicos que ainda precisam ser superados para que ela se torne comercialmente viável. O estado da arte também será ilustrado com alguns estudos recentes que representam avanços no conhecimento das reações envolvidas nestes dispositivos.