Painel Funarte de Regência Coral 2015 reúne mais de 120 participantes na UERN

Reunindo profissionais e estudantes da Música, as oficinas do Painel FUNARTE de Regência Coral 2015 estão ocorrendo no Departamento de Artes da UERN (DART) até a próxima sexta-feira, dia 18. São mais de 120 pessoas participando das oficinas no Auditório do DART, Campus Central da UERN.

A programação foi aberta nesta segunda-feira (14) e será encerrada com uma apresentação especial, no próximo sábado (19), no Auditório da Estação das Artes. O horário ainda não foi definido.  “Temos participantes de outros estados, como Piauí, Ceará, Bahia, Paraíba e Paraná. O público é formado por estudantes e pessoas que cantam em corais de igrejas, empresas e instituições”, afirmou o professor Giann Ribeiro, chefe do Departamento de Artes, ressaltando que o evento veio para Mossoró graças ao esforço do aluno Állyson Amaro.

Estudante do 8º período do curso de Licenciatura em Música, Állyson despertou o interesse pelo canto musical através da igreja. Com o incentivo do padrasto, entrou no Conservatório de Música da UERN em 2006 e em outubro do mesmo ano já fazia parte do coral da UERN. “Conheci o Painel FUNARTE em agosto de 2012, em Natal. Tentei trazer para Mossoró em 2013, mas não foi possível. Eles faziam quatro painéis por ano. No ano passado ocorreu em São João Del Rei, Minas Gerais, e convenci o pessoal da FUNARTE. É uma grande satisfação ver esse auditório cheio”, destacou Állyson.

A cantora Elizabeth Freitas, que tem o nome reconhecido na cena cultural de Mossoró, é uma das participantes. Cantando profissionalmente desde 2006, a jovem cantora é aluna do Conservatório de Música da UERN e conseguiu, no último ENEM, uma vaga para o curso de Licenciatura em Música, com ingresso no segundo semestre. “Eventos como esse inspiram o aprendizado do conhecimento musical. É muito importante para a gente se renovar”, afirmou Elizabeth.

PAINEL – Promovido pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes-FUNARTE, o Painel é realizado pela UERN através de parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Faculdade de Letras e Artes (FALA), Departamento de Artes (DART) e o Curso de licenciatura em Música, com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró.