...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Orgulho marca colação de grau do curso de Pedagogia

Ariel Rodrigues Freitas subiu ao palco do Teatro Lauro Monte Filho carregando uma bandeira colorida do orgulho LGBTQIA+ e a faixa de Miss Rio Grande do Norte Diversidade, título conquistado recentemente. Além de demonstrar a satisfação de ser quem é na colação de grau de Pedagogia com mais outros 20 colegas na noite de ontem, 19, o formando enalteceu, com orgulho, o papel fundamental que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) exerceu em sua vida, assim como a educação e cuidado que recebeu da avó Eulina e do avô Francisco José.

“Entrar com todas essas indumentárias carrega as múltiplas identidades que a Uern tem em si por ser uma universidade plural e eu homenagear meus avós é uma homenagem a minha ancestralidade, a quem eu devo total e imensa gratidão. Porque, se eu estou aqui hoje, se eu consegui participar dessa colação de grau, foi graças, primeiramente, a eles e depois vieram os meus pais e todos os meus outros familiares. Então a minha gratidão é a todos eles e também à Uern que proporcionou esse momento incrível de formação”, ressaltou o agora pedagogo.

Em um discurso marcado pela defesa das mulheres, da educação e do esperançar, a paraninfa da turma Celina Guimarães Viana, professora Iasmin da Costa Marinho, da Faculdade de Educação, desejou sucesso aos formandos.

“Sonhem muito e alto na medida que vossos corações desejarem. Vê-los aqui nesta noite me faz acessar o sentimento,  o desejo e o sonho de ver essa universidade cada vez mais cheia de diversidade, pintada de povo. Sabemos que o caminho para os filhos da classe trabalhadora é árduo e pedregoso, mas que nunca nos faltem forças para esperançar. Ser educador(a) nesse país requer muita coragem”, destacou.

Parabenizando as falas anteriores de Ariel e Iasmin, saudando Eulina e Francisco José e parabenizando os(as) formandos(as) e seus familiares e amigos que lotaram o teatro, a reitora Cicília Maia se disse orgulhosa de participar de mais um momento marcante na história de tantas pessoas e da própria Uern.

“Não foi fácil o caminho que vocês trilharam e, além disso, enfrentamos algo que nunca imaginamos que é a pandemia. Isso nos obrigou a nos ressignificarmos a cada momento. Somos hoje seres humanos mais fortes. Se ainda estamos aqui é porque nossa missão não acabou”, comentou.

A reitora acrescentou que os formandos saem aptos a exercerem suas profissões porque, além do conhecimento técnico, teórico e científico, obtiveram uma formação proporcionada por uma instituição socialmente referenciada, inclusiva e includente.

“Tenham orgulho do diploma, defendam essa universidade que tanto transformou a vida de vocês e de tantas outras, honrem o nome da Uern. Ficamos aqui de braços abertos se vocês quiseram voltar como servidores, para a pós-graduação ou até outra graduação”, finalizou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support