Organização do evento faz balanço positivo e anuncia novas atividades para 2015

Os organizadores da primeira Ação Universitária de Cidadania (UNIação) fizeram um balanço positivo das atividades desenvolvidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Diretoria de Desenvolvimento Social, da Pró-Reitoria de Extensão (DIRDES/PROEX), na Comunidade dos Pintos, bairro Costa e Silva, no último sábado (24). Já foi anunciada a realização da segunda UNIação para 2015. O Reitor Pedro Fernandes, o Vice-Reitor Aldo Gondim, o Pró-Reitor de Extensão, Etevaldo Almeida Silva, e o Pró-Reitor Adjunto, Adalberto Veronese da Costa, fizeram o acompanhamento de todas as atividades.

Segundo a Coordenadora do evento, TNS Dra. Lígia Maria Bandeira Guerra, da Diretoria de Desenvolvimento Social (DIRDES), da PROEX, a Primeira UNIação teve um balanço positivo, levando em conta com os resultados desta ação de Extensão da Universidade atingirem seus objetivos de acordo com as atividades colocadas à disposição da comunidade de um modo geral. “Não tivemos nenhum contratempo. Todo transcorreu dentro do cronograma de atividades previstas” disse.

Nessa ação, a organização do evento constatou que nas comunidades ainda existe esta carência da informação, como também da inclusão social na participação desses equipamentos e desses serviços a que nem todos têm acesso. E que com a chegada da Universidade por meio dessas ações, o acesso a esses serviços foi facilitado e as pessoas puderam usufruir desses benefícios. Na primeira UNIação, a UERN ofereceu atividades em Oficinas e Serviços em Tendas. Nas Oficinas, a população participou dos trabalhos inerentes as questões do Meio Ambiente, das discussões sobre o Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, a Lei Maria da Penha. E ainda sobre a Questão da Inclusão Social e de uma Oficina sobre Percussão. Nas 06 Tendas instaladas, os moradores tiveram acesso aos serviços de saúde, educação, esporte e lazer, direitos e cidadania, meio ambiente e 02 sobre do INSS.

De acordo com Diretora da DIRDES, as ações que concentraram maior número de comunitários foram as promovidas na área de saúde com vacinas para gripe, testes de HIV, Sífilis, e teste de Diabetes, na da Educação, onde os trabalhos foram pensados e organizados por professores e alunos do curso de Pedagogia, lá foram desenvolvidas atividades para explicar melhor o Estatuto da Criança por meio de fantoches, pinturas, desenhos. E nas ações de Direito do Cidadão, onde a população recebeu esclarecimentos sobre questões inerentes ao Direito e a Cidadania, sobre reconhecimento de paternidade, divórcio, violência doméstica, contra idosos e crianças, coordenadas pela Seccional de Mossoró, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Prática Jurídica da UERN..

CALENDÁRIO – Lígia Guerra, coordenadora da Primeira UNIação, informou que a DIRDES já conta com calendário para ser aplicado por todo o quadriênio na atual gestão. Dentre elas, a promoção da UNIação uma vez por ano. E que para o ano de 2015, está sendo estudada a possibilidade de realizaçãoda UNIação em outra comunidade, e desta vez, mais distante do Campus Central. Pelo cronograma, como já foi promovida uma UNIação próxima ao Campus Central, a próxima será realizada em outra região periférica mais afastada.