Organização de Seminário Potiguar reúne entidades parceiras nesta quinta-feira a partir da 14h

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) reúne nesta quinta-feira (20), a partir das 14h, representantes de entidades na organização do II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade – uma questão de efetivação de direitos, que será realizado de 9 a 11 de dezembro.

A reunião acontecerá na sala de Multimídia I – Faculdade de Educação (FE), no Campus Central, com o objetivo é discutir e definir, em conjunto, a Metodologia dos trabalhos dos Grupos de Trabalho (Gts). As inscrições para o Seminário se encontram abertas. Os interessados devem se dirigir à coordenação Geral do Evento, através da Profª Ana Lúcia Oliveira Aguiar e Luziana Filgueira Aquino de Oliveira.
A Diretora do DAIN, Profª Ana Lúcia Oliveira Aguiar, destaca que eventos como o II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade – uma questão de efetivação de direito, acredita no (Re) significar a Formação Docente na Perspectiva Inclusiva, pois instiga uma prática reflexiva para uma convivência pacífica uma aprendizagem para o Século XIX. E defende que é na soma que traçaremos caminhos para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.
GRUPOS – Segundo a professora Ana Lúcia os Grupos de Trabalho (GTs) serão organizados em oito eixos temáticos, conforme indicados abaixo:
GT1 – Políticas de Inclusão: Educação, Acessibilidade, Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência
GT2- Movimentos Sociais, Associativismo, Mercado de Trabalho e Pessoa com Deficiência
GT3 – Educação para a Diversidade e Inclusão: narrativas (Auto) biográficas de camponeses, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, diversidade cultural, sexual e de gênero
GT4 – Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica
GT5 – Assistência Social, Saúde e Diversidade
GT6 – Ensino, Pesquisa e Extensão na Perspectiva da Inclusão da Pessoa com Deficiência
GT7 – Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: formação, saberes, linguagens e práticas
GT8 – A Educação do Surdo e a Legislação de LIB
Ao Grupos de Trabalho serão coordenados pela Equipe da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas e pelos parceiros institucionais e entidades locais.
O II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade – uma questão de efetivação de direitos conta com os seguintes parceiros:
•Universidade Federal Rural do Semiárido -UFERSA
•Centro Estadual de Formação de Educadores e Atendimento ao Surdo –CAS