...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Obra de Guaraci Gabriel reforça a Uern como um espaço de construção da paz

“Precisamos regenerar o mundo e tornar a busca pela paz uma missão diária e de todas as pessoas”. A declaração da reitora Cicília Maia, durante a solenidade de inauguração da escultura do artista plástico Guaraci Gabriel, montada na entrada do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), resume bem a ideia da obra. Nomeada “Ressurreição da Paz”, a escultura propõe um pensamento crítico sobre a guerra pelo mundo e um chamado para a reflexão sobre a harmonia na sociedade.

Esta é a primeira obra do artista plástico dentro de uma universidade. O acolhimento da escultura no Campus Central reforça o papel da Universidade como um espaço de construção da cultura de paz, de incentivo ao pluralismo e do respeito à diversidade.

Emocionada, a reitora Cicília Maia destaca a importância da instalação da obra dentro da Universidade. “Nós temos a missão coletiva de transformar vidas. O momento de hoje é mais que especial. A Universidade precisa ser cada vez mais viva, estar junto com o povo, vestida de acolhimento, de arte e de cultura. Agradeço as reflexões que esta obra nos leva a fazer. Cada um pode fazer um pouco pela construção de uma cultura de paz. Vamos viver essa paz e fazer o pouco que podemos”, declara.

A escolha da Universidade como local da instalação surgiu de uma conversa do artista com o secretário municipal de Cultura, Etevaldo Almeida, que é professor da Uern. Etevaldo destacou que a instalação da obra é um momento muito significativo para a Universidade. “Precisamos cada vez mais patrocinar e fomentar a arte e a cultura. E o apoio da nossa Uern é fundamental para difundir a cultura em nosso município e no Estado”, afirma

O empresário Joaquim Patrício, diretor da empresa JPatrício Metais, patrocinadora do artista potiguar, agradeceu a comunidade acadêmica pelo acolhimento da escultura. “Nós damos os insumos, e o artista Guaraci Gabriel transforma sucatas em arte, através da sua inteligência e sensibilidade”. O artista Guaraci Gabriel, em poucas palavras, agradeceu o apoio de todos. “Estou muito feliz em expor minha arte na Universidade”.

A escultura “Ressurreição da Paz” ficará exposta por três meses no Campus Central. A obra faz uma alusão à guerra entre a Rússia e Ucrânia e representa um grito pela paz. O tanque de guerra virado para baixo representa que a desunião, a guerra é um tiro no pé da própria humanidade. Dentro desse contexto de desesperança, a imagem do Cristo surge como uma lembrança de que um mundo de paz é possível, e cada gesto pequeno de amor ao próximo é um tijolo na construção de uma cultura de paz.

A solenidade de inauguração da obra ocorreu no Campus Central e contou com a presença das autoridades acima citadas, além da secretária de Educação do Município, Hubeônia Morais; da secretária Municipal de Saúde, Morgana Dantas; do diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, Padre Charles Lamartine; do representante do Fórum dos Terreiros de Mossoró, Pai Bolinha; pró-reitores, professores, técnicos-administrativos e discentes da Uern.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support