Nutricionistas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família são premiadas

As nutricionistas Elayne Cristina Ferreira Xavier, Paloma Katlheen Moura Melo e Tainah Pessoa Cabral, do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, receberam o prêmio “Emília Aureliano de Alencar Monteiro”, do Conselho Regional de Nutricionistas- 6ª região.Este ano, o trabalho intitulado & quot; Mundo das Cores: Ciclo de oficinas de educação nutricional para gestantes adolescentes do Projeto Mãe Primavera”, foi classificado em 3º lugar.

Trata-se de um projeto de educação nutricional desenvolvido por Nutricionistas Residentes que tem como público-alvo, as gestantes adolescentes do Projeto Mãe Primavera assistidas no ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), em parceria com a Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia. Com o objetivo de contribuir com a formação de hábitos alimentares saudáveis, o projeto conta com a assistência de forma individual e coletiva, por meio de consultas e ações educativas.

Mensalmente, uma cor é escolhida e, a partir desta, verifica-se na Safra Nacional (Representação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO/Brasil) e Regional (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A – CEASA), os alimentos correspondentes àquela cor que darão origem à preparações saudáveis. Estas são apresentadas às gestantes nos dias de atividades coletivas, considerando sua funcionalidade, fácil acesso e baixo custo, com a entrega das receitas, tornando possível contribuir para a qualidade da vida atual e das gerações futuras.

“Receber um prêmio desse nível representa uma grande conquista para a Nutrição, no âmbito do Programa de Residência Multiprofissional e Médica da UERN, bem como para o município de Mossoró/RN, fortalecendo ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população””, exaltam as autoras. O Professor Rafael Soares, coordenador do programa, destaca a importância deste prêmio para a consolidação da residência no âmbito de Mossoró. “Este projeto desenvolvido pelas residentes de nutrição da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade em articulação com a Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia mostra a força da UERN em desenvolver atividades de cunho coletivo, primando pela colaboração interprofissional e pela produção de um cuidado integral e humanizado à pessoa humana e comunidade”. O professor elogia as residentes pelo trabalho exemplar e pela dedicação ao programa: “Só temos que parabenizá-las pela premiação. Este prêmio é um dos mais importantes da região, quiçá o mais importante na área de nutrição”, conceitua. Isso só reforça a importância da consolidação da estratégia das residências em saúde para o SUS. Todos os nossos residentes são altamente qualificados e qualificadores dos locais onde se inserem. A Atenção Básica de Mossoró só tem ganhado com a participação deles e a UERN também por poder mostrar mais ainda seu comprometimento com as demandas sociais pela saúde”.

Neste ano, os trabalhos premiados serão apresentados no Seminário de Atualização em Nutrição, dia 30 de agosto de 2016, na cidade de Recife, e publicados na revista De Gestão.

Incentivo – O prêmio Emília Aureliano de Alencar Monteiro, instituído pelo Plenário do Conselho Regional de Nutricionistas, gestão 2005/2007, é uma iniciativa de caráter exclusivamente técnico-científico e sem fins lucrativos e visa reconhecer, premiar e divulgar trabalhos na área da Nutrição. Foi criado com a finalidade de incentivar o Nutricionista a divulgar a sua experiência profissional e documentar os seus trabalhos nos meios de divulgação científica possibilitando a expansão do acervo técnico nas diferentes áreas de atuação.