Nupics realiza formação de profissionais para atuação nos campi da Uern

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o Núcleo de Práticas Integrativas (Nupics) e a Escola Integrada de Saúde da Uern realizam, até o próximo mês, um ciclo formativo para capacitar profissionais que atuarão junto ao Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar da Uern, na oferta de práticas integrativas e complementares.

Conforme a pró-reitora de Gestão de Pessoas e coordenadora do Nupics, professora Isabel Amaral, a capacitação possibilitará o início das atividades nos núcleos de práticas integrativas constituídos nos campi de Assú, Caicó, Natal, Pau dos Ferros e Patu.

O ciclo formativo teve início neste mês de fevereiro, de forma virtual, e tem como público-alvo os coordenadores e membros dos Nupics de todos os campi, discentes voluntários do núcleo, profissionais das secretarias de saúde das cidades com unidades da Uern, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) que atuam diretamente com programas de qualidade de vida.

O ciclo formativo contempla capacitações em ventosaterapia, massoterapia básica, moxa, cromoterapia básica, auriculoterapia e quietude interior por meio do Pranayama e meditação.

“Nosso objetivo é fortalecer o Programa de Saúde e Qualidade de Vida, sensibilizando os profissionais sobre a importância do autocuidado, promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar cujas práticas integrativas se configuram como grandes aliadas a esse processo. O ciclo formativo foi elaborado com intuito de capacitar os profissionais dos Nupics de todos os campi, mas, entendendo a relevância da proposta e do fortalecimento das parcerias, as vagas foram ampliadas para profissionais das secretarias de Saúde, bem como do IFRN”, salienta a pró-reitora.

“A parceria da Escola com o Nupics e a Progep fortalecem cada vez mais nossa universidade, construindo relações com todos os campi e com as secretarias dos municípios onde a Uern está inserida. É a potência de uma universidade que a cada dia contribui mais com o povo do Estado, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão, como é o caso”, afirma o professor Rafael Soares, coordenador da Escola Integrada de Saúde.

Os cursos devem se estender até a segunda semana de março, sendo seguidos por encontros presenciais para finalizar a formação e dar início ao atendimento nos campi, ainda no próximo mês.