...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nupics da Uern Natal encerra semana de capacitação de terapeutas e deve iniciar atendimentos em agosto

Em contagem regressiva para a inauguração de espaço próprio e início de atividades no Complexo Cultural da Uern, o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics) do Campus de Natal, encerra semana de capacitação da equipe de terapeutas, nesta sexta-feira (05), com atendimentos em programação da Semana do Estudante.

Em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), na Uern Natal, o Núcleo é coordenado pelo Prof. Rodson Ricardo Souza do Nascimento e tem o Prof. João Bosco Filho como vice-coordenador, ambos do Departamento de Ciências da Religião. A equipe também conta com os professores Dácio Michel da Cruz, Márcia de Oliveira Pinto, Jarileide Cipriano, Rouseane Paula Queiroz e Themis Cristina Mesquita.

“Bosco é enfermeiro e psicólogo; Dácio, farmacêutico; Themis, educadora física; Rouseane, psicanalista e acadêmica de Psicologia. A professora Jarileide é antropóloga e cuida de um “jardim sensorial”, que é uma técnica que envolve o contato com o meio ambiente (plantas ornamentais e medicinais). A professora Márcia é jornalista e vai nos ajudar com a comunicação do Núcleo.  Além disso temos uma bolsista, Sharon, e uma voluntária, Lucinéia, ambas alunas de Ciências da Religião”, detalha professor Rodson.

Em fevereiro deste ano, a Progep iniciou o ciclo formativo com capacitações em ventosaterapia, massoterapia básica, moxa, cromoterapia básica, auriculoterapia e quietude interior por meio do Pranayama e meditação. “Todos os professores participaram de uma formação geral nas práticas  integrativas e complementares. Agora estamos nos aprofundando. Essa semana, ministrei um curso sobre acupuntura (auriculoterapia) aplicada à ansiedade. Teve teórica e prática”, contou o coordenador do Nupics da Uern Natal. “Esse é um projeto institucional. Existem Núcleos em todos os campi. Nós não começamos a atender regularmente ainda devido à falta de uma sala adequada. Mas já estamos finalizando “as obras” no nosso espaço”, explicou, acrescentando que a expectativa é que os atendimentos regulares do Nupics iniciem ainda neste mês de agosto diariamente e de forma gratuita para toda a comunidade acadêmica da Uern Natal.

A escala terapêutica do Núcleo em Natal deverá oferecer acupuntura, psicologia, ventosa e aromoterapia, além de minicursos, palestras e atividades de saúde e bem-estar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support