NÚCLEO DE SÃO MIGUEL REALIZA SEMINÁRIO DE FÍSICA

O Núcleo Avançado de Educação Superior de São Miguel, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realiza o II Seminário de Física no período de 8 a 11/9, com o objetivo de integrar e desenvolver nos alunos habilidades da comunicação e trabalho científico.

O coordenador do evento, professor Valdomiro Morais, informa que a programação será aberta no dia 8 de setembro, às 19h15, pelo professor doutor Francisco Arnaldo Viana, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), cujo ato contará com a participação da professora Zélia Maria de Vascondelos, assessora dos Núcleos Avançado de Educação Superior, e do próprio Valdimiro, coordenador do curso de Física. Às 19h30 ocorrerá apresentação do espetáculo teatral “Um olhar para o céu”, com alunos do curso de Física de São Miguel.

Às 20h está prevista a palestra, “O ensino de Física no contexto atual”, pelo professor doutor Francisco de Assis Pereira Piolho, do Departamento de Física do Campus Central da UERN.

A programação para o dia 9 de setembro será iniciada às 19g15, com o aluno Ítalo Falcão de Brito Pereira, que abordará o tema “Ar com enfoque no meio ambiente e um olhar físico-químico”. Às 20h, será a vez do discente Francisco Jânio Cavalcante, com o tema “O ar como fonte de energia”. Às 20h45 será a vez de Ademar José de Medeiros Filho, que abordará “Por que os aviões voam”. Encerrando a programação do dia 9, a estudante Laysa Glícia de Souza Nunes focaliza “Um olhar físico e  geográfico sobre o ar”.

No dia 10, alunos do curso de Física de São Miguel participam da programação. Às 19h15, Eliana Dantas de Freitas e Francisca das Chagas de Freitas Duarte apresentam sobre “Tempestades, raios e trovões”. Às 20h é a vez de Antônio Marcos de Freitas, Antônio Marcos Peixoto e Francisco Macelio Silva Bezerra discorrerem sobre a temática “Aprendendo Física com o homem aranha”.

Ainda no dia 10, às 20h45, “Física na cozinha” é o tema a ser apresentado pelos alunos Francisco Nocélio da Silva, Francisco Vanderlandio Torres e Valdirene Alves de Oliveira. No dia 11, Gerlânio Nogueira Cavalcante, Lindalva Ferreira de Moura e Woxgthon Beserra Vasconcelos discorrem sobre “A física dos mares”, às 19h15. “A física na medicina” é o tema a ser apresentado pelas alunas Maria Claudivania Araújo Silva, Maria do Céu Fernandes Lopes  Pinheiro e Patrícia Alves dos Santos.

Edilson Damasceno
Agecom/UERN