...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Núcleo de Prática Jurídica da UERN exerce papel fundamental no acesso à justiça em Mossoró

O acesso à justiça, por meio da política de assistência jurídica integral e gratuita no âmbito do município de Mossoró/RN, foi o tema da monografia de Vanessa da Silva Pereira, estudante de Direito, sob a orientação da professora Veruska Sayonara de Góis.

A defesa ocorreu no dia 30 de outubro. Agora, Vanessa pretende aprofundar os estudos com a produção de um artigo científico ou projeto de mestrado.

Tratando o acesso à justiça sob a perspectiva das políticas públicas, Vanessa entrevistou os coordenadores dos núcleos de Práticas Jurídicas de Mossoró (UERN, UFERSA, UNIRB e UNP), bem como representantes da Defensoria Pública.

A partir de dados colhidos (os relatórios desses núcleos de 2013 a 2016 e dados da Defensoria Pública de 2016), a pesquisa revela uma forte atuação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UERN, como ator multicêntrico na prestação de assistência jurídica integral e gratuita.

Apenas em ações judiciais novas (excluindo-se demandas em andamento, atendimentos sociais e audiências em juízo), foram 873 em 2013; 990 em 2014; 813 em 2015 e 492 em 2016. Esse número não contabiliza os atendimentos que foram conciliados, especialmente a partir de 2016 com o Novo Código Civil.

ATENDIMENTOS – Além do atendimento jurídico, também é oferecido no Núcleo de Prática Jurídica da UERN atendimento aos assistidos pelo serviço social como fase preliminar ao atendimento jurídico, de modo a viabilizar a conciliação entre as partes. No semestre 2016.2, por exemplo, o número de processos que chegaram a acordos sem passar pelo desgaste judicial ficou em torno de 57,9%.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support