...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Núcleo de Estudos sobre a Mulher inicia nesta quarta-feira a Escola de Formação feminista

O Núcleo de Estudos sobre a Mulher – Simone de Beauvoir (NEM), da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), inicia nesta quarta-feira, 14, às 17h30, o projeto Escola de Formação Feminista. A princípio, as atividades ocorreriam através do Google Meet, mas, devido ao elevado número de interessados, a programação será aberta ao público e ficará disponível no canal do YouTube do NEM.

São sete módulos, que terão a contribuição de docentes e militantes feministas de diversas universidades do Brasil, entre elas as Universidades Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Estadual do Ceará (UECE), de Brasília (UnB) e o Instituto SOS Corpo. A Escola de Formação Feminista tem como objetivo socializar conhecimentos produzidos pelas pensadoras feministas e contribuir com a formação teórico-política de sujeitos políticos diversos: estudantes, ativistas sociais, coletivos, entidades, sindicatos, ONGs, equipamentos sociais estatais. 

O primeiro módulo da Escola será sobre “O pensamento de bell hooks” facilitado pela professora doutora Janaiky Almeida, da UFRN. Glória Jean Watkins, mais conhecida pelo pseudônimo bell hooks, é uma autora, professora, teórica feminista, artista e ativista social estadunidense que já publicou 30 livros e vem pautando não só questões do feminismo negro, mas aquelas para pensar os processos educativos, o racismo estrutural, a crítica literária, as subjetividades e a teoria social.

A autora diz: “Imagine viver em um mundo onde todos nós podemos ser quem somos, um mundo de paz e possibilidades. Uma revolução feminista sozinha não criará esse mundo; precisamos acabar com o racismo, o elitismo, o imperialismo. Mas ela tornará possível que sejamos pessoas  – mulheres e homens – autorrealizados, capazes de criar uma comunidade amorosa, de viver juntas, realizando nossos sonhos de liberdade e justiça, vivendo a verdade de que somos todas e todos ‘iguais na criação’. Aproxime-se”. 

“Com esse poderoso resumo, bell hooks  abre seu livro O feminismo é para todo mundo (Editora Rosa dos Tempos) e nos convida a pensar sobre o racismo e as relações desiguais entre homens e mulheres e nós convidamos todas e todos a conhecerem o pensamento dessa mulher tão potente e importante para os movimentos negros e feministas”, destaca a coordenadora do NEM, Suamy Soares. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support