...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

NÚCLEO DE ESTUDO DIVULGA A PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Para lembrar a data 25 de novembro – Dia mundial de combate à violência contra a mulher –, o Núcleo de Estudo sobre a Mulher “Simone de Beauvoir” (NEM/UERN), divulga a programação que discutirá o tema e abordará a situação da violência contra a mulher em Mossoró, além da constitucionalidade da Lei Maria da Penha.

A programação será desenvolvida no Centro de Convivência da UERN, no Campus Central, e na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Na oportunidade, a professora Fernanda Marques de Queiroz, da Faculdade de Serviço Social (FASSO),  lançará o livro  ‘Não se rima amor e dor: cenas cotidianas de violência contra a mulher’.

Confira a programação do evento:

                  BASTA DE VIOLÊNCIA! NÃO PODEMOS NOS CALAR MAIS!
PROGRAMAÇÃO – DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

25/11 – 3ª. Feira

8h30- Exposição de painéis  sobre violência contra a mulher
Local- Centro de Convivência da UERN – Campus Central
Seminário: Violência contra a mulher – é preciso romper o silêncio!
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes

19h – Abertura – Representante da FASSO e CRESS
Atração cultural – Cordelista Nildo Pedra Branca – Cordel Lei Maria da Penha

19h30 – Conferência – Lei Maria da Penha, conquista legal- desafios para a sua implementação
Fernanda Marques de Queiroz – Profa. da Faculdade de Serviço Social da UERN e membro do NEM e Jaqueline Dantas de Almeida – Concluinte do Curso de Direito da UERN

21h – Lançamento do livro: Não se rima amor e dor: cenas cotidianas de violência contra a mulher.
Autora: Profa. Fernanda Marques de Queiroz

A professora Fernanda Marques escreve o texto abaixo, no qual analisa a situação da Violência contra a Mulher em Mossoró:

“Um dos fatores que estimulam a violência praticada às mulheres é a impunidade, materializada na certeza de que nada acontecerá ao agressor. Contudo, a nosso ver, esta realidade começa a ser modificada com a aprovação em 2006 da Lei Maria da Penha, fruto das pressões do movimento feminista e de direitos humanos, que visa prevenir e combater esta forma de violência.

A idéia principal que norteia esta Lei é a caracterização deste tipo de violência como violação dos direitos humanos e um grave problema de saúde pública, bem como garantir proteção e procedimentos policiais e judiciais humanizados para as vítimas.

Além disso, a Lei Maria da Penha visa promover uma mudança real nos valores sociais, que naturalizam a violência contra a mulher, em que os modelos de dominação masculina e subordinação feminina, durante séculos, foram aceitos pela sociedade. 

Em Mossoró, diariamente são registradas 12 denúncias de violência contra a mulher na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. Diante desse alarmante quadro, exigimos dos poderes públicos a imediata implantação de uma REDE INTEGRADA DE SERVIÇOS PARA AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA, dotada de profissionais capacitados(as).

Acreditamos que a efetiva aplicação da Lei Maria da Penha, demanda além da transformação da sociedade capitalista-patriarcal, de mudanças institucionais, principalmente no Poder Judiciário e na esfera das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, de modo a criar mecanismos de adaptação de tais instituições à nova Lei, a começar pela criação de juizados especializados para julgar crimes praticados às mulheres, além da implementação de de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência, que contemple casas-abrigo, centros de referência, defensorias públicas, serviços especializados de saúde, dentre outros, pois problemática da violência contra a mulher demanda ações em várias esferas.

Neste dia 25 de novembro – Dia mundial de combate à violência contra a mulher reafirmamos que a Lei Maria da Penha é constitucional. Inconstitucional é o Estado se omitir de proteger às mulheres das várias formas de violência as quais somos vítimas em nosso dia a dia, pois a Constituição Brasileira garante às mulheres igualdade perante os homens, o que na prática não tem se efetivado”.

Clique AQUI e veja o convite do lançamento do livro

Mais informações:
Fernanda Marques – 8888- 8290

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support