...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Núcleo de Atenção Materno-Infantil será inaugurado no dia 7 de junho

O Núcleo de Atenção Materno-Infantil (NAMI), da Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), iniciará as atividades no dia 7 de junho. A solenidade de inauguração será às 8h, no auditório da FAEN.

A unidade atenderá crianças com microcefalia decorrente do vírus Zika, e conta profissionais nas áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, neurologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pediatria, oftalmologia. O Núcleo funcionará às terças e quartas, pela manhã e pela tarde, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para o início das atividades, a UERN adquiriu uma Escala de Bayley III, com recursos captados via Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN). O equipamento é uma escala padrão-ouro nos Estados Unidos na avaliação do desenvolvimento infantil, e será utilizado para avaliar o déficit do desenvolvimento das crianças acompanhadas pelo NAMI.

Atualmente, 14 crianças estão cadastradas no NAMI, segundo a enfermeira Hosana Mirelle. A princípio serão atendidas crianças com microcefalia, mas existe a possibilidade de posteriormente passar a atender crianças com outras síndromes, como: síndrome de Down, autismo, prematuros, paralisia infantil; e ainda gestantes.

Além do atendimento multiprofissional, as crianças serão acompanhadas durante a transição escolar pelo pessoal de Pedagogia e terão o apoio jurídico do pessoal de Direito. Elas também receberão um kit de estimulação precoce, para intensificar as atividades em casa e serão acompanhadas pelas alunas diariamente, que darão orientações no desenvolvimento das atividades.

O projeto é uma iniciativa de docentes e técnicas da UERN, coordenado pelas professoras Cíntia Nogueira e Fátima Raquel, em parceria com a Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e comunidade e profissionais voluntários.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support