...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

NÚCLEO DA MULHER SENSIBILIZA SERVIDORES DO JUDICIÁRIO

O Núcleo de Estudos da Mulher Simone de Beauvoir (NEM) promove nesta sexta-feira e nos próximos dias 22 e 29, a Sensibilização Sobre Violência Contra a Mulher e Relações de Gênero.
O evento é destinado a estagiários e profissionais do Juizado Especial Criminal de Mossoró (JECRIM). Nesta sexta, a ação será realizada das 8h às 11h, na sede da Escola Superior de Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), no município.

De acordo com a professora Fernanda Marques de Queiroz, que está coordenando a atividade, a violência contra a mulher é um fenômeno que ocorre em todas as sociedades, classes sociais, raças/etnias, gerações e que demanda ações nas áreas da educação, saúde, segurança e do judiciário, dentre outras.

Ela revela que diante desse quadro, é necessário sensibilizar os profissionais e estagiários do JECRIM, nas temáticas da violência contra a mulher e das relações sociais de gênero, que permeiam o cotidiano  dos  operadores do Judiciário.

Serão apresentados vídeos, haverá exposições dialogadas e dinâmicas de grupo que priorizem não somente a socialização dos conhecimentos  acadêmicos, mas também de experiências anteriores no qual a equipe do NEM atuou.

O núcleo trabalhou na capacitação de policiais de delegacias especializadas no atendimento à mulher, realizada nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Roraima, em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e Ministério da Justiça. 

PROGRAMAÇÃO

DIA 15/09/2006  8:00 às 11:00h
v Apresentação das instrutoras
v Explanação sobre a oficina
v Apresentação dos (as) participantes
v (Exibição do vídeo, Acorda Raimundo, Acorda )
v Debate
v Intervalo
v Dinâmica de Grupo: apreensão acerca das relações sociais de gênero

DIA 22/09/2006 8:00 às 11:00h
v Abordagem: relações sociais de gênero e patriarcado
v Debate em grupo sobre as expressões da desigualdade entre os gêneros.
v Socialização das discussões

DIA 29/09/2006 8:00 às 11:00h
v Violência contra a mulher (conceituação, tipos, ciclo, mitos e verdades, mulheres em situação de violência
v Intervalo
Dinâmica: construção e apresentação de mural com recortes retratando os tipos de violência contra a mulher.

DIA 29/09/2006 14:00 às 17:00h
v Debatendo a Lei 11.340/06
v Rede Básica de apoio à mulheres em situação de violência (NEN, DEAM, Centro de Referência, Casas abrigo, Defensorias Públicas, Serviços de Saúde)
v Intervalo
v Avaliação
v Encerramento – Dinâmica de Grupo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support