Novos programas de assistência estudantil aumentarão número de beneficiados em 2020

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PRAE/UERN) se reuniu hoje (16) com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para tratar dos novos programas de assistência estudantil, aumento na oferta de bolsas para o ano 2020 e demais pautas de interesse dos discentes.

Titular da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Erison Natécio apresentou o planejamento da UERN para o próximo ano com foco na política de permanência. Neste ponto, Erison Natécio explicou os avanços proporcionados pelos programas recém-aprovados pelo Conselho Diretor no último dia 5 de dezembro.

O Programa de Apoio ao Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório promoverá o crescimento na oferta de vagas de campos de estágio, tanto internamente na UERN como em parcerias com organizações públicas e privadas, proporcionando, além do aprimoramento na relação teoria versus prática, experiência para os alunos em suas áreas de formação.

Já o Programa Moradia Universitária garante a expansão do número de alunos que residem em cidades distantes das sedes de seus cursos. Desde 2015, a UERN vem ampliando e descentralizando o número de alunos contemplados com moradia estudantil. Hoje todos os campi da UERN têm alunos atendidos com o Programa, seja em residências mantidas pela FUERN, seja por meio de pagamento de auxílio financeiro.

Para 2020, estão previstas a criação de mais 2 programas: o Programa de Auxílio-creche e o Programa de Fomento às Ações de Permanência da UERN (ProUERN). Todos esses programas têm previsão de utilização dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), por ter como público-alvo alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo o questionário socioeconômico e cultural da UERN, o IDUERN, 10,38% dos alunos regularmente matriculados declararam ter renda familiar de até meio salário mínimo e 2,08% declararam não possuir renda familiar alguma. Esses dados evidenciam a necessidade de se combater as manifestações de pobreza no interior da Universidade como forma de permanência e garantia de conclusão.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, essas medidas são de suma importância.

“A aprovação dos novos programas de permanência e o consequente aumento na oferta de bolsas consolidam a perspectiva de assistência estudantil como centralidade e prioridade nas ações da gestão da UERN, pautada no Plano de Desenvolvimento Institucional”, destacou Erison Natécio.

Para Rodrigo Rui Simão de Medeiros, estudante de História e vice-coordenador do DCE, “a discussão de políticas de assistência estudantil é de suma importância para uma universidade onde majoritariamente os estudantes são de baixa renda. E assim, pensar junto com a PRAE formas de beneficiar esses estudantes a permanecerem na Universidade”.