Novos alunos da UERN são recebidos com outro conceito de trote

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inovou no que se refere à recepção dos alunos dos Campi Avançados da instituição. As boas vindas que antes aconteciam apenas no Campus Central, Mossoró, já chegaram a Natal, Assu, Patu e Caicó, com outro conceito sobre trote universitário. Nesta quarta-feira, 23, será a vez de Pau dos Ferros, fechando o cronograma.

Durante a Semana de Ambientação Acadêmica (SAMBA), que leva a administração central aos estudantes, o Reitor Pedro Fernandes vem destacando que além dessa aproximação através do Simpósio de Ambientação Acadêmica (SAMBA), a UERN planeja recepcionar os novos alunos com trote solidário.

A inovação virá através de atividades que tenham relação com os cursos, como por exemplo: alunos de Direito entrariam na UERN já conhecendo a prática jurídica e assim ocorreria com as demais áreas de conhecimento.

“Deixo aqui um recado: que vocês possam pensar numa nova forma de recepção” sugeriu o Reitor, na recepção aos alunos de Caicó, nesta terça-feira, 22, lembrando constrangimentos que ocorrem com os chamados calouros até mesmo em grandes instituições, como na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. “Vocês viram aquela matéria do Fantástico que mostrou um aluno que desistiu de Medicina porque sofreu um trote brutal e passa por tratamento psicológico?”, perguntou o Reitor, elogiando a postura da UERN que afastou qualquer tratamento indigno e está agindo diferente ao receber os novatos.

O Reitor Pedro Fernandes também falou das estruturas administrativas e acadêmicas, reforçando as informações dos pró-reitores Lúcia Musmee (Recursos Humanos e Assuntos Estudantis) e dos adjuntos Fátima Araújo (Ensino de Graduação), Ivonete Soares (Pesquisa e Pós-Graduação) Adalberto Veronese (Extensão) e Vagner Miranda, Chefe do Departamento de Assuntos Estudantis (DAE) e do diretor do Campus de Caicó, Álvaro Marcos Pereira Lima.

Aos novatos e alunos veteranos, o Reitor adiantou que estão sendo buscadas alternativas para melhor acolhimento à comunidade acadêmica do Campus de Caicó.

O Vice-Reitor, professor Aldo Gondim, e o chefe de gabinete adjunto, professor Péricles Amorim, também participaram do evento de boas vindas aos 40 alunos de Filosofia.

Em Caicó, o Reitor e comitiva vivenciaram dois momentos: um com os alunos que estão chegando e outros com os que estão se formando, com a inauguração da placa da turma que colará grau nesta quinta-feira, 24.