...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novo coronavírus “revolucionará as relações de trabalho”, diz professor de Direito da UERN

O Covid-19 “é muito preocupante e revolucionará as relações de trabalho”, analisa o advogado Marcos Araújo, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN).

De acordo com o professor, o Brasil vive um momento de “exceção legislativa” em razão das Medidas Provisórias editadas pelo Presidente da República durante o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 6/2020.

Com as novidades, foram concedidas alternativas de enfrentamento da crise no sentido de buscar a manutenção do emprego e da renda, como teletrabalho, antecipação de férias, concessão de férias coletivas, dentre outros.

“Os casos de teletrabalho não se sujeitam a formas de controle, exigindo-se produtividade”, explicou o professor.

Quanto ao home office, muito adotado durante este período, “não são devidos o auxílio-transporte, posto que essa verba tem natureza indenizatória em relação a um dispêndio que o empregado teria que fazer”.

Segundo Marcos Araújo, nos empreendimentos que puderem continuar suas atividades, o medo de contaminação não justifica a ausência do empregado ao trabalho.

“Há atualmente dezoito tipos de faltas justificadas previstas na lei. A grande maioria já está prevista na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mas há algumas regras que foram criadas em leis separadas”, diz o professor, citando as hipóteses previstas de falecimento, casamento, doação de sangue etc.

Marcos Araújo salientou que o empregador pode dispensar sem justa causa devido à manutenção, mesmo durante este período, de seu poder potestativo, ou seja, seu poder de admitir, dispensar e organizar a estrutura de seu empreendimento.

Para o professor, deve-se no momento primar pelo bom senso entre empregador e empregado, porque “as disposições pura da lei não resolverão as questões cruciais”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support