...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nova Lei Brasileira de Inclusão é tema da V Roda de Estudos da DAIN

Sob a coordenação geral da Profa. Ana Lúcia Aguiar, à frente da Diretoria de Políticas Públicas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi realizado na tarde dessa terça-feira (15/12), nas dependências do Colégio Diocesano Santa Luzia, a V Roda de Estudos Sobre a Lei Brasileira de Inclusão. Mais uma vez estavam presentes representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, subseccional de Mossoró, bem como representantes da direção do Colégio e da Faculdade Diocesana.

A diretora de políticas públicas e ações inclusivas da UERN, profa. Ana Lúcia Aguiar, disse que o projeto foi criado em agosto com o objetivo de propagar o conhecimento sobre a Lei Brasileira de Inclusão, que entra em vigor a partir de 3 de janeiro de 2016. “Esse é um momento especial de leitura, estudo e reflexão sobre o que a Lei Brasileira de Inclusão está trazendo em relação a quebra de barreiras físicas, atitudinais, procedimentais, conceituais e de mobiliário. Precisamos construir esses espaços para que as pessoas possam conhecer essa lei”, ressaltou.

Na oportunidade, a advogada Catarina Vitorino fez uma explanação sobre a nova lei e destacou a importância de sua divulgação. “É preciso que a sociedade brasileira tenha a informação básica sobre o atendimento das pessoas com deficiência e esse projeto de debates vem suprir essa necessidade.” O mestrando em Educação do POSEDUC, Vicente Celeste, que se fez presente também para contribuir com o debate, declarou que “essa discussão prévia é importante para que a academia possa contribuir com a sociedade.” Ele faz um estudo sobre essa legislação e o debate está contribuindo com o seu trabalho de Mestrado.

Benefícios – Wilton de Medeiros, pessoa com deficiência visual, que foi participar também do debate, disse que “estamos debruçados sobre essa lei desde o mês de agosto, quando a DAIN/UERN, se preocupando com o entendimento dessa nova legislação, reuniu todas as classes de deficientes para discutir e mostrar a verdadeira inclusão que essa lei vai trazer como benefícios para todos nós, trazendo muitas novidades e entre elas podemos citar a proibição das escolas privadas de cobrarem dos alunos a taxa referente ao seu ajudador, transferindo essa obrigação para o estabelecimento.”

Foto: Ivanaldo Xavier

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support