Nova direção da Faculdade de Ciências da Saúde toma posse para mandato de quatro anos

Os professores Dr. Fausto Pierdoná Guzen e Me. José Rodolfo Lopes Paiva Cavalcanti tomaram posse dos cargos de Diretor e Vice-Diretor, respectivamente, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN) nesta quarta-feira, 30 de abril, durante solenidade presidida pelo Magnífico Reitor Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

Com mandato de quatro anos, a nova direção da FACS foca no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão para manter os conceitos conquistados pela Faculdade. “Recebemos essa indicação do colegiado com muita responsabilidade. Os diretores que nos antecederam fizeram um ótimo trabalho, será uma tarefa difícil manter esse padrão de excelência. Temos grandes desafios pela frente, um dos principais é nosso sonho do Hospital Escola”, afirmou o professor Fausto Pierdoná. Complementando as palavras do Diretor, o prof. José Rodolfo, Vice-Diretor, afirmou: “Cada voto foi uma dose de confiança depositada. Nós agradecemos”.

O professor José Hélio Cabral Freire, que encerrou seu mandato de Diretor, fez questão de homenagear os funcionários da FACS e dirigiu-se de forma especial ao corpo discente: “Aprendi muito com meus alunos em sala de aula. A FACS vai continuar nesse salto de qualidade”, atestou José Hélio.

O Reitor Pedro Fernandes destacou a parceria com o poder público e agradeceu a presença da Secretária Municipal de Saúde, Leodise Cruz, e do corpo docente, discente e técnico presente à solenidade. Pedro Fernandes ressaltou a ousadia da FACS, que já conta com um programa de Residência Médica em Saúde da Família, aprovou outra Residência em Ginecologia e está prestes a aprovar a Residência em Pediatria.

“A FACS tem conceito 5, nossos egressos se destacam no mercado de trabalho. Isso nos orgulha muito. Estamos lutando por mais melhorias e vamos batalhar pelo Hospital Escola”, afirmou o Reitor Pedro Fernandes, que se emocionou ao falar sobre o Reitor da gestão passada, prof. Milton Marques de Medeiros, primeiro diretor da FACS: “É importante que vocês, principalmente os alunos das turmas novas, saibam que Milton Marques fez muito por essa Faculdade. Ele investiu muito na capacitação e fixação de professores. Devemos sempre lembrar o papel dele”, enfatizou Pedro Fernandes.

Uma novidade anunciada pelo Reitor foi o credenciamento dos ambulatórios da FACS pelo SUS. Em breve, o credenciamento será assinado e a UERN receberá os recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) para custeio dos ambulatórios.

ACESSIBILIDADE – Saltando de 26 alunos por ano para 60 estudantes que ingressam no curso de Medicina através do Processo Seletivo de Vagas Iniciais, outro importante desafio para FACS é a questão da acessibilidade. O curso de Medicina já conta com a primeira aluna cadeirante e a acessibilidade é uma das prioridades da nova gestão.