...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nova coordenação do DCE toma posse para mandato de um ano

O movimento estudantil na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem novo comando. A coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UERN) tomou posse na manhã desta quinta-feira (26), no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN), em solenidade conduzida pelos estudantes. O mandato será de um ano.

Tendo à frente o aluno de Direito Paulo Sérgio Fernandes Silva, como coordenador-geral, a nova gestão do DCE/UERN conta 13 coordenações representadas pelos alunos dos campi. A eleição teve chapa única, com o lema “Jamais aprisionarão os nossos sonhos”.

Em um discurso emocionado, Paulo Sérgio refletiu sobre a importância de acreditar nos sonhos e fortalecer o movimento estudantil: “Percebi indo aos campi o quanto essa Universidade é gigante nos sonhos. Não é fácil concentrar 89% dos alunos provenientes da rede pública e eu me incluo nesse percentual. É necessário que nos articulemos para que sejamos efetivamente uma instituição sem muros e socialmente referenciada”, discursou Paulo Sérgio, sendo fortemente aplaudido.

Representando o reitor Pedro Fernandes na solenidade, o subchefe de Gabinete, professor Esdras Marchezan, ressaltou que a política de assistência estudantil constitui uma pauta central na UERN. “A classe estudantil é o coração da Universidade. Uma universidade que não trabalha com foco no estudante precisa ser repensada. Além do acesso, temos que trabalhar na permanência do estudante. Estamos abertos ao diálogo com o DCE para construção de uma universidade mais forte e dinâmica”, afirmou Esdras Marchezan.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio, egresso do movimento estudantil, complementou que o DCE e todos os alunos que se envolvem com a militância desempenham um papel fundamental de resistência e esperança. “A Universidade evoluiu muito nesses últimos anos. Tivemos aquisição de ônibus que beneficiam os estudantes, implantação do PAE e PCAA, além da oferta das residências nos campi”, destacou Erison, que aproveitou para parabenizar a estudante Glisiany Plúvia.

Resgatando toda sua luta à frente do DCE, a estudante Glisiany Plúvia, ex-coordenadora-geral, falou sobre a experiência da militância estudantil e compartilhou suas conquistas e superações. “As coisas se constroem no coletivo, sempre na base do respeito. Foi um grande desafio coordenar o DCE. No momento de fazer críticas nós fizemos, mas também precisamos reconhecer os avanços. O reitor Pedro Fernandes investiu na assistência estudantil. Ele soube olhar, respeitar e escutar”, comentou Glisiany Plúvia, se colocando disponível para continuar contribuindo com o DCE.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support