Nova coordenação do DCE é empossada

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), na Sala dos Conselhos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a posse da nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE), para o mandato 2019-2020.

Rachel Souza, estudante do curso de Direito, encabeçou a Chapa 2 – Ventania, e foi empossada I Coordenadora-Geral do DCE. Em seu discurso de posse, ela falou sobre a importância do movimento estudantil diante do contexto político que o país atravessa e ressaltou o trabalho que foi feito durante a campanha.

“Estarmos aqui hoje é uma prova de que a nossa proposta foi sólida, a ponto de motivar pessoas que não se envolviam no processo eleitoral, a votar”. A coordenadora-geral do DCE também falou sobre a importância do diálogo para a preservação e conquista de direitos. “A campanha foi marcada por um debate muito positivo, e é isso que queremos manter junto aos estudantes e junto a Reitoria”, afirmou.

A solenidade foi prestigiada pelo diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Mossoró, Paulo Cunha, que desejou boa sorte à nova equipe e afirmou que a entidade está comprometida com a defesa da UERN. O coordenador-geral do DCE na gestão anterior, Paulo Sérgio, também esteve presente à solenidade de posse.

O pró-reitor de assuntos estudantis, Erison Natécio, que é ex-presidente do DCE, colocou à pró-reitoria à disposição do Diretório, afirmando que a PRAE é voltada para os estudantes e que para colocar em prática o projeto pensado para a Universidade necessita da participação dos estudantes.

O reitor Pedro Fernandes desejou boa sorte e sucesso à nova gestão do DCE. Ele apresentou avanços, principalmente no âmbito da assistência estudantil da UERN, como o aumento significativo no número de bolsas, a ampliação do programa de residências universitárias, a lei de cotas étnico-raciais e a própria pró-reitoria de assuntos estudantis, que era uma demanda perseguida por várias gestões do DCE.

Pedro Fernandes também parabenizou a nova gestão pela composição da diretoria, que contempla estudantes de diferentes cursos, diferentes faculdades e diferentes campi. “Tenho certeza de que vocês vão atuar com muita força e muita garra e a Reitoria está sempre aberta para dialogar e encontrar juntos caminhos para as questões que atingem a todos nós. Os desafios são grandes, ainda perseguimos a nossa autonomia financeira, mas estamos trabalhando para ter uma universidade cada vez mais inclusiva”, garantiu o reitor.

Veja a nova composição do DCE: