...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nota técnica da Sinfo/UFRN confirma necessidade de validação de cadastro no SigEleição para segurança de dados dos usuários

A validação/confirmação de cadastro de usuários, com geração de login e senha individual, é uma das etapas que estudantes, técnicos e docentes da Uern precisam cumprir para poder confirmar seu voto, no SigEleição, na consulta para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da universidade. A votação, marcada para a última quarta-feira (14), foi suspensa por determinação judicial.

A necessidade do procedimento de validação/confirmação do cadastro de cada usuário, de forma individual, já havia sido explicada à Comissão Eleitoral pela equipe da Diretoria de Informatização (Dinf) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A diretoria elencou os riscos que uma possível geração de senha automática poderia trazer ao pleito e à segurança de dados dos usuários.

Nota técnica da Superintendência de Informática (Sinfo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), encaminhada à Uern, reafirma a necessidade apresentada pela Dinf/Uern. “A STI/UFRN orienta fortemente a Uern a manter o cadastro sendo realizado pelos alunos para geração de suas senhas de acesso, mantendo-as intransferível, para garantir a lisura do pleito e a segurança do sistema”, diz a nota.

O SigEleição é um sistema desenvolvido pela UFRN e já utilizado em diversas instituições de ensino do Brasil.

A Nota Técnica Nº 8/2021 – SINFO/UFRN integra o conjunto de documentos anexados pela Uern ao processo que tramita na 3ª Vara Cível da Comarca de Mossoró. No documento, a equipe técnica da UFRN reforça: “Por fim, cumpre esclarecer que o SigEleição foi desenvolvido pela UFRN e está em uso desde 2011, já foram mais de 1.700 eleições realizadas pela UFRN, envolvendo eleição para chefe de departamento e centro, e eleições para reitor. O referido sistema foi utilizado pelas universidades UFOPA, UFRR, UFG, UFPA, UNILA, UFPE, UFS, UFPB e até o momento nenhuma dessas instituições apontou algum indício de fraude no sistema que possa ter comprometido o sigilo ou a integridade do voto”, diz o documento.

Após desfecho da ação judicial, o Conselho Universitário (Consuni) será convocado para definição de nova data para realização da consulta para escolha dos novos dirigentes da universidade, para o quadriênio 2021-2025.

Veja a Nota Técnica da UFRN AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support