...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

NEM/UERN MONTARÁ ACAMPAMENTO FEMINISTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Núcleo de Estudos sobre a Mulher – Simone de Beauvoir (NEM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), divulga a programação comemorativa ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. A professora Dra. Fernanda Marques, da Faculdade de Serviço Social (FASSO) será a palestrante do seminário sobre a Lei Maria da Penha, que pune os crimes de violência doméstica. O seminário ocorrerá na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, às 19h desta quarta-feira, dia 07 de março.

A programação segue no dia 08 de março, quando será realizado o I Acampamento Feminista de Mossoró – Ato público pelo fim da violência contra a mulher. O acampamento será montado na praça Vigário Antonio Joaquim, em frente à Catedral de Santa Luzia, a partir das 16h. A programação constará de apresentações artísticas, com esquetes teatrais e grupos de dança. O encerramento, previsto para às 20h, contará com a presença do Grupo Vina.

De acordo com documento enviado pelo Departamento de Serviço Social (DESSO) as mulheres, ao longo da história, têm reagido às diversas formas de opressão e violência. No Brasil, uma em cada cinco mulheres sofre violência praticada geralmente por seus maridos, namorados, noivos ou ex-companheiros. Outro dado revela que a cada 15 segundos, uma mulher é agredida em seu próprio lar. O diagnóstico da violência em Mossoró, com dados coletados pelo NEM, mostram que no ano de 2006, oito mulheres foram brutalmente assassinadas. Diariamente são registradas seis denúncias de violência contra a mulher na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Mossoró (DEAM).

A programação do NEM tem como parceiros: Fórum Roberta Cláudia de Combate à Violência contra a Mulher, Grupo Mulheres em Ação, Centro Acadêmico de Serviço Social, Cooperativa Terra Livre, SINDSERPUM, Copermix, Sindicato da Lavoura, Sindicato das Trabalhadoras Rurais de Mossoró, Conselho Regional de Serviço Social, Copermix, FETAM/RN, SINTE, SINDSAUDE, SECOM e PROEX/UERN.

Iuska Freire
Agecom/UERN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support