NEAD/UERN faz balanço de suas atividades em 2014

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, neste ano de 2014, vivenciou importantes avanços na área educacional, tecnológica e no seu quadro profissional. Sob a direção do Prof. José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti e do Prof. Alysson Mendes de Oliveira na condição de coordenador UAB, a equipe de trabalho do núcleo traçou um planejamento estratégico para o ano, priorizando as seguintes ações: a ampliação e manutenção do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), ampliação da equipe de trabalho, organização do fluxo de trabalho, ampliação da oferta de cursos em EaD na UERN e das referidas legislações. Ações estas que possibilitaram o melhor andamento das atividades dentro do núcleo e uma melhor compreensão da EaD por parte da comunidade acadêmica. Além disso, muitas dessas ações alicerçarão o trabalho no ano de 2015.

Fundado no ano de 2001, o NEaD vem ao longo desse tempo desenvolvendo um trabalho na perspectiva de se tornar referência em EaD no estado do Rio Grande do Norte. Em termos quantitativos, o número de vagas ofertadas foi aumentando gradativamente, respeitando-se as circunstâncias de cada época. No primeiro ano do núcleo foram oferecidas em torno de 100 vagas, por exemplo. Atualmente, estamos com aproximadamente, 500 alunos matriculados nos cursos e com o início do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa são esperados mais 180 alunos para o ano de 2015.

No início deste ano o NEaD ofertou 330 vagas para o curso de Extensão em Mídias na Educação com duração de seis meses e mais 180 vagas para Especialização em Mídias na Educação, que tem o período de 18 meses de curso. No ano de 2014 foram realizadas seis aulas presenciais nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizados nos municípios de Caraúbas, Guamaré, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim. Estes encontros têm o objetivo de apresentar parte da coordenação, tutores, professores e, principalmente, esclarecer dúvidas técnicas quanto ao uso da Plataforma de Aprendizagem Virtual (Moodle) utilizada pelos cursistas e questões relacionadas ao conteúdo das disciplinas.

O laboratório do NEaD conta com equipamentos que garantem o funcionamento dos seus próprios servidores, além de contar com a sua própria equipe de TI para gerir da melhor maneira os recursos e manter a plataforma Moodle e o site do NEaD em bom funcionamento e sem perdas de dados. O Moodle é uma plataforma livre mundial, criado nos Estados Unidos exclusivamente para a educação a distância. É um software aberto que pode ser modificado gratuitamente de acordo com a necessidade de cada instituição. No mundo inteiro são registrados 53.883 sites na plataforma em 231 países. O Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de registros de sites no Moodle, totalizando 3.701 registros, ficando a frente de países como México, Alemanha, Itália, Austrália e Rússia.

Atualmente, há dois convênios vigentes: o Convênio Nº 786579/2013 – UAB/CAPES para oferta dos cursos de extensão e especialização em Mídias na Educação e o Convênio Nº 806505/2014 – UAB/CAPES para oferta do curso de graduação em Letras Licenciatura Língua Portuguesa. Para o ano de 2015 um novo convênio UAB/CAPES/UERN está em fase de celebração e visa a aquisição de equipamentos audiovisuais, que serão destinados a produção de videoaulas e outros produtos visuais, bem como a aquisição de livros que serão utilizados pelos alunos da graduação a distância, dentre outros materiais.

O NEaD, no ano de 2013, contava com um quadro de quatro profissionais, que era insuficiente para suprir toda a crescente demanda de trabalho. Neste ano, a quantidade de profissionais foi alterada de forma significativa. O núcleo passou então a contar com 28 profissionais trabalhando diretamente na equipe do NEaD entre técnicos, bolsistas e coordenadores. No que se refere aos bolsistas, dois cursos se destacaram com relação às oportunidades disponíveis, Ciências da Computação e Comunicação social. Ao todo são 12 bolsistas coordenados pelo prof. Tobias Queiroz e o TNM Dênis Freire.

O NEaD acredita que com essa iniciativa está contribuindo para o crescimento profissional e pessoal do alunos e, ao mesmo tempo, permitindo aos mesmos a colocarem em prática todo o aprendizado obtido em seu curso.

Em articulação com a equipe docente da FALA, a celebração do convênio para oferta do primeiro curso de graduação a distância em Letras (Licenciatura) Língua Portuguesa na UERN. A seleção dos alunos, para as 180 vagas ofertadas nos polos de Caraúbas, Guamaré e São Gonçalo do Amarante, ocorreu nos mesmos parâmetros do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) e foram destinadas aos professores das escolas públicas e alunos advindos do ensino médio. É importante salientar a total sincronização das atividades de EaD com calendário acadêmico da UERN para 2015, uma vez que em grande parte das universidades os calendários são diferentes e isso distancia a EaD do cotidiano universitário.

O Diretor do NEaD/UERN, Rodolfo Cavalcanti, aponta o curso de Letras como foco para o ano de 2015 e faz um balanço deste ano. “A primeira meta é fazer com que Letras funcione dentro de um nível de excelência. O ano de 2014 foi muito proveitoso com relação ao desenvolvimento das injunções normativas da EAD na UERN, mas para 2015 há muito o que ser feito, por exemplo, a tramitação do regulamento dos cursos de graduação a distância no CONSEPE que fundamentará o funcionamento do curso de Letras e de todos aqueles implantados daqui para frente.”