...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

NEAB iniciará visitas do projeto de Mapeamento dos Terreiros da Cidade de Mossoró

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró, realizaram na última sexta-feira (3), uma reunião com as lideranças da religião Afro-brasileira de Mossoró. A reunião ocorreu no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN).

A pauta foi o Mapeamento dos Terreiros da Cidade de Mossoró, projeto realizado pelo NEAB sob a coordenação da professora Dra. Eliane Anselmo. Também foi discutida a construção de um calendário afro-religioso em Mossoró, incluindo datas e eventos importantes como a “Louvação ao Baobá” que acontece todos os anos na Praça Cícero Dias, no dia 20 de novembro, numa alusão ao Dia da Consciência Negra.

A professora Eliane Anselmo, coordenadora do NEAB, ressalta a importância desse momento para o fortalecimento dessas religiões na cidade: “O mapeamento dos terreiros culminará num inventário das religiões Afro-Brasileiras, dando visibilidade e respaldo à construção de políticas públicas para essas religiões, enquanto um patrimônio cultural, material e imaterial”, afirmou Eliane.

O projeto de Mapeamento dos Terreiros da cidade de Mossoró, que tem financiamento Capes e também da UERN por meio de bolsa de iniciação científica e de extensão, iniciará a fase das visitas aos terreiros, que foi comprometida devido à pandemia de Covid-19. Todos os protocolos de segurança serão respeitados nessa fase de visita.

Durante a reunião, ficou definido que o III Fórum de Terreiros de Mossoró e a Louvação ao Baobá também serão realizados este ano, no dia 20 de novembro.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support