...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Na América Latina, o Brasil é o que mais sofre com ataques

O Brasil sofreu quase 30 milhões de ataques virtuais no primeiro semestre de 2013, de acordo com relatório divulgado pela empresa especializada em segurança digital Kaspersky Lab. O número coloca o país como o que mais sofreu ataques e teve disseminação de vírus na América Latina e o 35° na categoria ao redor do mundo. No período foram registrados exatamente 29.445.036 ataques de malware, o que significa que cerca de 35% dos internautas do país sofreram com alguma praga virtual nos seis primeiros meses do ano.

 

Ataques e Vírus na América Latina

O levantamento também divulgou os vírus mais ‘populares’, e o primeiro lugar está com o worm ‘Debris.a’. Ele se espalha tanto pela internet, quanto por dispositivos USB, e embora seja novo, tendo sido descoberto apenas em abril, já é o mais maléfico do continente, sendo responsável por 15% dos ataques. O segundo posto tem a mesma porcentagem, trata-se do adware ‘MegaSearch.am’. Exclusivamente da web, este vírus tem como objetivo alterar a configuração de navegadores, fazendo o usuário acessar páginas de propaganda que geram lucro para o hacker.

Um pouco mais abaixo, na terceira colocação, está o net-worm ‘Kido.ih’, que possui uma fatia de 12% dos ataques do primeiro semestre. O mais surpreendente deste vírus é que ele foi descoberto no ano de 2009 e ainda infecta computadores. “Há problemas graves nos hábitos de correção de vulnerabilidade, na instalação de atualizações e gestão responsável dos dispositivos USB pelos usuários”, justificou o Diretor do Grupo de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky, Dmitry Bestuzhev.

Outra evidência da falta de atenção dos latino-americanos é que os malwares da família ‘Trojan.Runner’, juntos, foram responsáveis por 18% dos ataques. “É a prova de que existem sérios problemas no manuseio de dispositivos e configuração de sistemas operacionais, onde o sistema conhecido como autorun não é desativado pelos usuários”, concluiu Bestuzhev. Também serve como prova do relaxo das pessoas com dispositivos removíveis um relatório da Kaspersky do início de agosto, que apontou que quase um terço das infecções de computadores ocorrem dessa forma.

 

Fonte: Baboo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support