...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mulheres são maioria entre estudantes da Uern e beneficiadas em programas de apoio

A presença feminina nas salas de aula da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é superior à masculina. Dos 10.304 estudantes matriculados atualmente, 5.754 são mulheres (55,84%), enquanto 4.550 são homens (44,16%). Nos programas de apoio aos estudantes, elas também são maioria.

De acordo com dados da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, dos 30 bolsistas que recebem auxílio-moradia, 21 são mulheres (70%).

No Programa de Apoio ao Estudante, que oferta, atualmente, 238 vagas, dos 138 contemplados no primeiro semestre, 100 são do sexo feminino (72,46%). Em relação ao segundo semestre, com 100 oportunidades, 41 são ocupadas por mulheres (41%).

O Auxílio Inclusão Digital oferece apoio financeiro no valor de R$ 1 mil destinado ao custeio das despesas com aquisição de equipamentos de informática e contratação de serviços de internet, softwares ou qualquer outro item/serviço que proporcione a inclusão digital com a finalidade de garantir os meios necessários para que os discentes possam cursar os componentes curriculares ofertados no calendário acadêmico.

O benefício já chegou a 1.500 pessoas e contribui para a permanência dos alunos na Instituição nos tempos de pandemia e com atividades remotas.

Dos 91 benefícios concedidos no atual semestre (2021.2), 51 foram para mulheres (56,04%).

“A Prae tem empenhado esforços para garantir a permanência de nossas alunas, respeitando o princípio da igualdade de gênero e combatendo fortemente as dificuldades enfrentadas por nossas alunas em seu cotidiano acadêmico, sobretudo aquelas com implicações nas taxas de retenção e evasão”, destacou a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Ana Angélica Nogueira.

O mais novo apoio da Uern para seus estudantes foi lançado recentemente: o Programa Auxílio-Creche. Trata-se de um auxílio financeiro para uso exclusivo com despesas de creche, pré-escola ou cuidador para os(as) alunos(as) que estão regularmente matriculados nos cursos de graduação e têm filhos de zero a cinco anos. Têm prioridade estudantes em condição de vulnerabilidade social.

A medida foi implantada como forma de assegurar a permanência dos pais e mães na Universidade e assegurar a igualdade de condições no exercício das atividades acadêmicas.

Dos 43 participantes desse programa, 42 são do sexo feminino (97,67%).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support