...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mudança no SUS permite que Ambulatório realize atendimento em pessoas trans em conformidade com o gênero

O Ambulatório LGBTI+ da Faculdade de Enfermagem (Faen) oferece atendimento preventivo de saúde sexual e reprodutiva para a população trans. Além disso, a partir deste ano, o serviço permite que o cadastro do serviço junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) assegure a identificação do paciente em conformidade com o seu gênero.

“O sistema não permitia, por exemplo, que um exame preventivo de colo de útero fosse registrado para uma pessoa do sexo masculino, mas somente para o sexo feminino. Agora isso é possível”, explicou o professor Rafael Soares, diretor da Faen.

Trata-se de um serviço de vanguarda, que, na visão do professor, “quebra paradigmas, pois dá visibilidade, representatividade e respeito a todos e todas as pessoas, independente de sua identidade de gênero”.

O empresário Tony Gabriel, homem trans de 32 anos, realizou os exames na semana passada. Ele foi o primeiro a conseguir o atendimento com a mudança.

Para Tony, o serviço representa a quebra de um tabu. “Esse assunto dos exames é algo bem complicado de ser falado em meios de homens trans e trans ‘masculines’. Eu mesmo sempre tive medo de fazer. Quando resolvi fazer, me joguei, porque temos que cuidar de nós mesmos”.

Tony elogiou o atendimento, que considerou “gentil e respeitoso”. O empresário mencionou que “a saúde vaginal é um marco de importância, não só no que diz respeito aos homens trans, trans masculines, mas também às mulheres cis”.

O atendimento de coleta do exame preventivo integra os serviços da Residência Multiprofissional de Atenção Básica. Embora esse serviço seja oferecido nas unidades básicas de saúde, o ambulatório atende às particularidades da população trans, de acordo com Janaine Oliveira, preceptora do Núcleo de Enfermagem.

“O carro-chefe para o atendimento dessa população é a escuta empática. Entender, compreender e também orientá-los de acordo com as necessidade que o ou a paciente trouxer”, disse Janaine.

Os exames preventivos são essenciais para manter o controle de uma vida mais saudável. Após a consulta, os pacientes aumentam a qualidade produtiva na vida pessoal, profissional e também a autoestima. Além de serem uma importante ferramenta para ter ciência de doenças antes de se tornarem um problema e tomar atitudes proativas.

SERVIÇO – O atendimento ocorre quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, das 18h às 22h, no Ambulatório da Faen, Bairro Centro de Mossoró.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support