...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

MP pede que UERN elabore projeto para sistema prisional do RN

O Ministério Público propôs à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) um projeto de educação para o processo de ressocialização de apenados e que contribua também para o grave problema de superlotação nos presídios do Estado. A parceria permitirá que o preso possa se reinserir no convívio social com formação profissional e remissão de pena, já que para cada 3 dias de estudo haverá redução de um dia no tempo de duração da pena privativa de liberdade.

A sugestão feita pelo promotor Antonio de Siqueira Cabral, da 39ª Promotoria (Tutela do Sistema Prisional), ao reitor Pedro Fernandes, nesta quinta-feira, 02, é que além de cursos de extensão ou de graduação, a UERN oferte assistência jurisdicional aos presos pela prática jurídica, através de trabalho conjunto com a Defensoria Pública. Assim, a população carcerária potiguar que hoje é de cerca de 8 mil presos (o dobro da capacidade dos presídios) seria reduzida significativamente.

“São criaturas que a sociedade não vê”, opina o promotor, lamentando as precárias condições dos presídios. Segundo ele, o projeto da UERN será levado ao Forum Permanente de Discussão do Sistema Prisional que deverá se reunir em agosto. O promotor acredita que outras instituições de ensino superior deverão se somar às ações propostas pela UERN que incluirão assistência à saúde dos apenados.

Siqueira Cabral revelou que convidou o reitor da UERN para discutir o projeto depois de ouvi-lo na audiência pública que debateu a construção da cadeia pública de Ceará-Mirim, na Assembleia Legislativa. “Quando ouvi seu discurso, reitor, vi a possibilidade de alternativas para melhorar o sistema prisional do RN que enfrenta sérios problemas”, pontuou o promotor.

O reitor voltou a dizer que a UERN tem capacidade instalada para contribuir com o sistema penitenciário do RN. “Somos uma instituição que vai além da formação profissional”, ressaltou o reitor, acrescentando que a Universidade quer dar respostas à sociedade pelos investimentos públicos feitos na instituição.

O promotor anunciou que visitará a UERN para conhecer alguns projetos da instituição já realizados na Penintenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró, e também para debater novas idéias com servidores da instituição para os presídios estaduais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support