Mostra retrata momentos históricos dos 50 anos da UERN

Cinquenta anos em 50 fotografias. Através de algumas dezenas de momentos marcantes da Universidade, a Mostra UERN 50 anos tem o objetivo de retratar um pouco do meio século dessa história de lutas, desafios, superação e, sobretudo, transformações. A exposição permanecerá na Reitoria da UERN até dia 30 de setembro.

“A mostra faz parte das comemorações dos 50 anos da Universidade e relembra os fatos que marcaram a história da Universidade desde a sua criação, em 1968, até o seu recredenciamento institucional, no ano passado”, informa o organizador Hallyson Dantas, titular da Diretoria de Educação, Cultura e Artes (DECA), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

O ato de criação da Universidade, a estadualização, o recredenciamento institucional do Campus Central em Mossoró e seus campi avançados em Natal, Assú, Pau dos Ferros, Patu e Caicó e os ex-reitores são alguns dos momentos retratados na mostra. Também são relembrados momentos históricos, como a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

As fotografias expostas na mostra estavam sob a guarda do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH). Servidores e bolsistas que atuam no projeto fizeram todo um trabalho de levantamento e seleção das imagens para compor a exposição.

A mostra relembra os marcos e avanços da UERN, que ao longo de 50 anos vem cumprindo, com louvor, o seu papel de oportunizar o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade para toda a população, em especial a do interior norte-rio-grandense.