Mossoró recebe seminário de formação de professores para a educação básica

Até a próxima quinta-feira (08), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sedia a segunda edição do Seminário Estadual de Formação de Professores de Sociologia para a Educação Básica, o SESEB, cujo tema é “Saberes, Formação e o Ensino de Sociologia”.

O evento tem o objetivo de promover espaços de reflexão e debate sobre a Sociologia na Educação Básica no âmbito da formação universitária e nos diálogos sobre as práticas docentes no Rio Grande do Norte na área da Sociologia, apresentando propostas curriculares e estratégias metodológicas.

O Segundo SESEB foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (05), com a conferência do sociólogo e professor Nelson Tomazi, da Universidade Estadual de Londrina, que tratou do tema central do evento “Ensinar sociologia na educação básica implica ensinar jovens a pensar sociologicamente as questões que envolvem o seu cotidiano. É necessário fazer a mediação entre o saber acadêmico e o conhecimento dos jovens na escola. Não há uma receita fixa”, afirmou o conferencista.

O Reitor da UERN, Prof. Pedro Fernandes, participou da abertura do SESEB, e destacou a importância do evento para a instituição. “A UERN sempre tem provocado a realização de momentos como este, de interação, de discussão ampla, que extrapolem as paredes da sala de aula. O SESEB está atraindo para a nossa instituição estudantes e professores da educação básica, da graduação e da pós-graduação, além de profissionais da área, proporcionando uma interação de diferenças de conhecimento, ampliaremos a formação do estudante. A formação do aluno da graduação não se dá apenas na sala de aula, mas em momentos como esse, que traz também o ambiente de trabalho que futuramente irá absorvê-los”, afirmou o reitor.

Entre os temas debatidos estão bullying, questões de gênero, recursos de ensino-aprendizagem, educação inclusiva, entre outros. A programação segue com mesas redondas, Grupos de Trabalho (GTs), oficinas e minicursos. Participam do seminário alunos de graduação e pós-graduação, professores/pesquisadores, profissionais da educação básica, programas formativo, alunos do PARFOR, profissionais das Diretorias Regionais de Educação de Mossoró, cidades vizinhas e até outros estados, como Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro.

A realização é do Departamento de Ciências Sociais e Política da UERN, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas e o PIBID Ciências Sociais. O evento conta ainda com o apoio do GECOM e PET Ciências Sociais, além do financiamento da CAPES.