Mossoró recebe a VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, recebeu a VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), com abertura na manhã desta segunda-feira (18), no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). O tema deste ano é “Biodiversidade: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

Desde o ano passado, o evento adquiriu abrangência regional, chegando a todos os seis campi da Universidade. Em 2019, a programação teve início em Assú e passou por Natal, Caicó, Patu e Pau dos Ferros. O encerramento ocorrerá em Mossoró, com atrativos até sexta-feira (22) que incluem projetos de iniciação científica, pós-graduação, inovação e empreendedorismo.

A palestra de abertura esteve sob a responsabilidade do Prof. Dr. Vilela, docente da Universidade Federal de Viçosa, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP e doutor em Ecologia Química pela University of Southampton, no Reino Unido. Ele tratou sobre “O papel da Ciência e do Empreendedorismo”.

“A economia se juntou a ciência, a ciência se juntou a economia,  e nada melhor do que  aproveitarmos as nossas riquezas naturais para nos desenvolvermos”, explicou o professor.

Em Mossoró, compuseram a mesa-diretora de abertura do evento a Profª. Dra. Cicília Raquel Maia Leite, chefe de Gabinete da Reitoria, representando o Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, reitor da UERN; Prof. Dr. José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Prof. Dr. Wendson Dantas de Araújo Medeiros, pró-reitor de Ensino e Pós-Graduação. Estiveram ainda presentes o Prof. Dr. Jerônimo Mailson Cipriano Carlos Leite, representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Prof. Dr. José Ricardo da Silveira, representando a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN).

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes destacou a descentralização do evento e falou de sua importância enquanto maior semana científica da UERN. “O tema também é bastante oportuno diante de todo o cenário pelo qual a gente vem passando, não só no município, mas na região Nordeste, e o País como um todo, de transformações do ponto de vista político, social, econômico e que requer da população e sobretudo da academia, que é onde se produz conhecimento, que tenhamos estratégia pensando para gerações futuras”, explicou.

Para Gabriel Melo, 18 anos, e aluno do 4º período do curso de Ciências Biológicas, a UERN oferece muitas oportunidades de desenvolvimento da bioeconomia. Ele considera o tema de bastante relevância. “A gente está aqui na faculdade, e deve aproveitar esse espaço de inovação, principalmente com relação ao tema da bioeconomia, ou seja, tratar a economia de forma sustentável”, disse.

Taiane Rodrigues, 19 anos, e estudante do 2º período de Química, afirmou “falar sobre isso atualmente é uma coisa para chamar atenção de todo mundo. Só vai crescer o País quando tiver uma melhoria na ciência”.

Organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROGEP), de Ensino de Graduação (PROEG) e de Extensão (PROEX), a VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação agrega diversos eventos simultâneos: XV Salão de Iniciação Científica; VIII Encontro de Pós-Graduação; VIII Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio; VI Encontro de Inovação e Empreendedorismo; IV Colóquio Temático das Unidades Acadêmicas da UERN; V Salão de Extensão; I Feira de Profissões, além do espaço de lançamentos de divulgação científica e cultural.

Programação começa nesta segunda-feira e dura toda a semana

Considerado o maior evento científico da UERN, a VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação inclui salão de iniciação científica, que é a apresentação e da consolidação de trabalhos que se deram ao longo de 2018 e 2019, encontro de inovação e empreendedorismo, feira de profissões, dentre outros. A programação é aberta à comunidade e a entrada, gratuita.

“Nós teremos aí um evento que vai falar sobre as novas diretrizes da avaliação da pós-graduação, que já acontece na segunda-feira à tarde com dois pesquisadores convidados. Temos eventos relacionados à inovação e empreendedorismo. Então, é uma programação muito rica, eventos bastante promissores e que alcançam o público de maneira geral”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Rodolfo Lopes.

Este ano, o evento trouxe, como uma de suas grandes novidades, a I Feira de Profissões. Na oportunidade, professores do Campus Central vão receber alunos concluintes do Ensino Médio e tirar dúvidas sobre os cursos disponíveis na UERN, sua estrutura, corpo docente, além de tratar sobre as condições do mercado de trabalho de várias profissões.

É possível obter mais informações no endereço eletrônico da UERN (uern.br) no link relacionado a VII SCTI ou no perfil das redes sociais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.