“Mossoró espaço urbano e questões habitacionais” foi lançado no Campus Central

O Prof. Jionaldo Pereira de Oliveira, Chefe do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lançou na noite da última sexta-feira o livro de sua autoria intitulado “Mossoró espaço urbano e questões habitacionais”, que se trata de parte da sua tese de doutorado, concluído recentemente. A solenidade de lançamento foi presidida pelo Reitor em exercício, Prof. Aldo Gondim Fernandes.

Também participaram da mesa na solenidade, o Prof. William Coelho de Oliveira, vice-diretor da FAFIC; o decano do curso de geografia, Prof. Francisco das Chagas Silva; e o Prof. Tarcísio da Silveira Barra, Ouvidor da UERN e docente do Departamento de Geografia. O primeiro a falar foi o Vice-Reitor Aldo Gondim que, após a saudação aos membros da mesa ressaltou a importância daquele ato, pois precedia a conclusão de mais um doutorado por um professor da Instituição.

O Professor Aldo disse ainda que a UERN hoje tem 1.200 docentes e destes, 757 já são doutores e nos próximos meses mais 150 terão concluído os seus doutorados e isso significa qualidade na Universidade e produção acadêmica e mais livros editados pelas Edições UERN, que em um futuro bem próximo deverá ganhar uma sala no Centro de Convivência para a instalação de uma livraria onde serão comercializados os seus lançamentos e quem sabe, em um futuro mais distante, não se possa pensar em uma editora.

O segundo a falar foi o vice-diretor da FAFIC, Prof. William Coelho, que também parabenizou o Prof. Jionaldo Pereira e chamou a atenção para o fato de que a cada livro lançado na Instituição significa que mais um professor tornou-se autor dos seus próprios conhecimentos e ressaltou que essa também é uma prova de que é possível a realização de pesquisas dentro da nossa própria realidade.

Na sequência falou o professor decano, Chagas Silva, que fez um relato da vida acadêmica do autor, Jionaldo Pereira, lembrando desde quando o conheceu como aluno na graduação do curso de Geografia e logo percebeu que ali estava um futuro professor, pelo seu entusiasmo e interesse em estudar e aprender e não se surpreendeu quando o encontrou de novo na sala de aula de um curso de especialização, onde foi novamente seu professor. Chagas Silva disse que a satisfação maior foi quando, ao ler o resultado de um concurso para professor, ter encontrado entre os aprovados o nome de Jionaldo Pereira.

O AUTOR – Jionaldo Pereira de Oliveira foi o último a falar e disse emocionado que naquela mesa estavam, não apenas colegas professores da UERN, mas amigos que ele conquistou desde o começo de sua vida acadêmica na Instituição e citou um a um, relatando como os conheceu, mas fez questão de chamar a atenção para o professor Chagas Silva que foi o seu modelo de inspiração para a carreira de professor e que ao longo do curso de Geografia emprestava os seus livros, mesmo sabendo que seriam levados em lotação para a cidade de Apodi, onde ele residia na época.

Sobre o conteúdo do livro, Jionaldo Pereira disse que grande parte dos problemas habitacionais encontrados em Mossoró são os mesmo dos grandes centros urbanos e citou a especulação imobiliária e a centralidade informal da cidade como fatores que determinam a valorização dos imóveis, tendo citado dois pontos em Mossoró onde conseguiu localizar essa centralidade, sendo o bairro Bela Vista e o centro da cidade. Ele também falou sobre a disponibilidade de espaços, que no bairro Boa Vista é de apenas 5 por cento e no Nova Betânia é de 35 por cento. Jionaldo encerrou afirmando que a única forma de reduzir a especulação é a adoção do imposto progressivo para terrenos.