...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Momentos históricos e avanços marcam os 50 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Fundada em 28 de setembro de 1968, no interior do Nordeste brasileiro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) completou 50 anos em 2018. Meio século de história, lutas, desafios, superação e, sobretudo, transformações. Milhares de vidas transformadas, o cenário socioeconômico do Estado alterado e, por que não dizer, a própria Universidade passou por processo de autotransformação neste tempo.

Comparada, por exemplo, à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mais antiga do País, com mais de 100 anos, ou a tantas outras universidades com séculos de história, a UERN é uma instituição nova, mas com know-how de “gente grande”. Por cinco décadas, ela vem cumprindo, com louvor, o seu papel de oportunizar o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade para toda a população, em especial a do interior norte-rio-grandense.

Por tudo que representa para o Estado, o marco de 50 anos da UERN é uma data emblemática. E foi comemorado à altura. No ano em que completou meio século, a UERN conquistou o recredenciamento institucional do Campus Central em Mossoró e seus campi localizados em Natal, Assú, Pau dos Ferros, Patu e Caicó. O Decreto nº 27.902, de 23 de abril de 2018, ratificou o parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE/RN), que legitima todo o trabalho desenvolvido pela Universidade. A entrega do diploma de recredenciamento da UERN foi feita durante a Assembleia de aniversário de 50 anos, em setembro deste ano.

“É inegável a importância da UERN para levar não apenas o ensino, mas também a pesquisa e a extensão para áreas onde dificilmente haveria condições da maior parte da população ter acesso a um curso de ensino superior ou de pós-graduação. Além disso, o papel social que a UERN desempenha, através das práticas jurídicas, dos ambulatórios, do núcleo de línguas, da escola de música e tantas outras ações que transformam as comunidades onde a UERN está inserida comprovam a importância dessa instituição para o Rio Grande do Norte, e esse parecer nos deixa muito felizes, pois sabemos que apesar de todas as dificuldades estamos no caminho certo”, declarou o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

Aliás, superar dificuldades é uma especialidade da UERN. São vários indícios que comprovam a afirmativa. Neste ano, por exemplo, mesmo com todo o cenário adverso, a Universidade incorporou 65 novos servidores, entre professores e técnicos-administrativos, para atuar no Campus Central e nos campi avançados. Estes servidores foram aprovados no último concurso realizado em 2016. O certame ofereceu 116 vagas, e a Universidade já convocou mais que o triplo: 395 aprovados.

MARCOS HISTÓRICOS

PRAE foi criada em junho de 2018

Os marcos citados até agora já seriam motivos suficientes para marcar o jubileu da UERN, todavia, o ano de 2018 foi bem mais significativo. Foi um ano em que a Universidade alcançou conquistas históricas, como a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Bandeira de luta dos movimentos estudantis e compromisso da gestão – contido inclusive no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – a criação de uma pró-reitoria específica para tratar da assistência estudantil representou um grande avanço.

A PRAE foi criada em junho, com o desmembramento da então Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE). Além da PRAE, foi criada a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), que otimizou o atendimento voltado aos servidores da Universidade.

Outro marco histórico alcançado nos 50 anos da UERN diz respeito à inclusão. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou o projeto de lei que institui o sistema de cotas da UERN e o argumento de inclusão regional nos processos seletivos de vagas iniciais da UERN. A cota étnico-racial será destinada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas. Esse percentual será definido com base no índice populacional informado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por falar em inclusão, a Diretoria de Política e Ações Inclusivas (DAIN) completou 10 anos em 2018, otimizando as ações de inclusão na Universidade. Também foi neste ano que a UERN entregou o diploma da primeira estudante beneficiada com a Resolução nº 22/2016, a qual assegura o uso do nome social. Mulher trans, Glendha Eulália Araújo Rocha concluiu o curso de Geografia no Campus Avançado de Assú.

Contudo, nem só de alegrias foi feito o ano de aniversário dos 50 anos da UERN. A Instituição sofreu um duro golpe, e em cumprimento de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), dada na ADI 1241, a Universidade teve que rescindir os vínculos funcionais de 86 servidores efetivados pela Lei nº 6.697/1994. “Foi uma decisão tomada por quem não conhece a dedicação de cada um desses trabalhadores, que não pensou no lado humano e na dificuldade dessas pessoas em ocuparem espaços no mercado de trabalho, após tanto tempo cumprindo uma missão nobre no serviço público”, lamentou o reitor.

INAUGURAÇÕES

Biblioteca de Pau dos Ferros foi inaugurada este ano

O ano de 2018 também foi marcado pela firmação da UERN como universidade socialmente referenciada. Um dos serviços que permitiu essa aproximação foi a inauguração do Núcleo de Atenção Materno Infantil (NAMI). O Núcleo funciona no prédio da Faculdade de Enfermagem (FAEN), e realiza atividades de estimulação precoce e reabilitação para crianças com microcefalia em Mossoró.

Serão oferecidas sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e outros atendimentos e serviços de que as crianças necessitam. O projeto é fruto da iniciativa de docentes e técnicos da UERN, em parceria com a residência multiprofissional em atenção básica, saúde da família e comunidade.

Outra inauguração marcante no ano foi a Biblioteca Setorial Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros. O prédio da biblioteca foi construído com recursos de convênios formalizados entre a UERN e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) através dos editais CT-INFRA 2009 e CT-INFRA 2014. Os convênios 01.12.0494.03 FINEP/FUERN e 01.16.0016.01 FINEP/FUERN custearam a obra de mais de R$ 1,3 milhão.

A nova biblioteca beneficia diretamente uma comunidade de quase duas mil pessoas e serve como local adequado e confortável de estudo e pesquisa para milhares de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores, além de se tornar uma biblioteca pública para toda a comunidade alto-oestana.

PÓS-GRADUAÇÃO E NOVOS CURSOS

Equipe de criação do DINTER

Neste ano, durante a Assembleia Universitária, comemorativa aos 50 anos da UERN, foi entregue o milésimo diploma de pós-graduação ao mestrando Dweynny Rodrigues Filgueira. O ato simbólico representa o avanço da pesquisa e da pós-graduação na Universidade nos últimos anos. Hoje, a Instituição conta 21 cursos de Mestrado e quatro de Doutorado.

Dois destes cursos de Doutorado foram aprovados este ano: em Física e Astronomia da UERN e o curso de Doutorado Interinstitucional em Letras (DINTER), do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Campus Avançado em Pau dos Ferros. A UERN será a instituição promotora e a instituição receptora será o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE), em Salgueiro/PE.

Tratando de Doutorado, foi no ano de 2018 que a UERN formou os primeiros doutores. A primeira tese de doutorado foi defendida pela aluna do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), Maria Lúcia. Os efeitos da Dysphania ambrosioides – popularmente conhecida como mastruz – contra a leishmaniose foram o tema da primeira tese defendida.

A UERN também ampliou os cursos de Ensino a Distância (EaD). O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) aprovou a criação de Curso de Licenciatura em Pedagogia; Curso de Licenciatura em Língua Inglesa; Curso de Licenciatura em Educação do Campo; Curso de Licenciatura em Letras/Libras e Curso de Bacharelado em Educação Física, Graduação em Letras/Língua Portuguesa; Licenciatura em Música e Especialização em Mídias na Educação. Além de cursos nas áreas de Letras/Libras, Letras/Inglês e Educação do Campo.

TRANSPARÊNCIA

JOUERN dará mais transparência aos atos administrativos

No ano de 2018 a UERN ampliou os instrumentos de transparência pública e canais de informação com a sociedade. Foi instituído o Sistema Integrado de Informação ao Cidadão (SIC/UERN) – www.portal.uern.br/acessoainformacao/ -, que permite a qualquer pessoa a solicitação de informações referentes ao funcionamento da instituição; o Jornal Oficial da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (JOUERN), que será publicado quinzenalmente, às sextas-feiras, podendo haver edições extraordinárias, e trará todos os atos administrativos da Universidade. A publicação está disponível no endereço eletrônico portal.uern.br/jouern. A UERN também dispõe dos serviços de Ouvidoria e o canal Fale com o Reitor, disponível no site da UERN.

A UERN lançou ainda novos canais de divulgação científica, através de parcerias entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), Agência de Comunicação (AGECOM) e a UERN TV. Foram lançados o blog científico UERN Ciência que reúne informações sobre a produção científica; o programa quinzenal “Ciência Interativa”, transmitido pela UERN TV, Canal 6 da TCM; e o quadro “Eu Cientista”, onde os pesquisadores da UERN poderão falar sobre suas pesquisas através de vídeos de até 60 segundos.

Além disso, a Agência de Comunicação da UERN lançou o UERNCAST – o podcast quinzenal da UERN. A cada episódio, um tema especial é abordado pelos apresentadores e convidados da comunidade acadêmica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support